Pub

As 25 praias do concelho de Albufeira serão as primeiras a abrir oficialmente a temporada de verão, que se estenderá até 20 de outubro, fazendo deste o município com a época balnear oficial mais longa do Algarve, num total de cinco meses.

Segundo o comandante da Zona Marítima do Sul, as autoridades estão agora a ultimar os planos integrados de segurança, que se traduzem num reforço de viaturas e de militares com curso de nadador salvador, que vão patrulhar as praias.

Aqueles planos estão previstos na lei, mas só são implementados nas praias cujos concessionários o requererem, explicou o responsável, salientando que este ano só serão aplicados em praias pertencentes às capitanias de Portimão e Lagos.

"O plano aplica-se quando todos os concessionários de determinada frente de praia se juntam para colmatar a redução, mesmo que pouco significativa, de nadadores salvadores", frisou Eduardo Malaquias Domingues.

Nos casos em que o plano não é implementado, os concessionários assumem integralmente a segurança das suas unidades balneares, sublinhou o também comandante da capitania de Faro.

Até ao arranque oficial da época balnear, as autoridades estão a proceder a vistorias com vista à autorização de funcionamento das unidades balneares, acrescentou.

A maioria dos municípios algarvios optou por fixar a época balnear no período oficial, de 01 de junho a 30 de setembro, mas há casos em que a duração foi encurtada um mês, como em Faro, cuja época decorre de 15 de junho a 15 de setembro.

Alguns concessionários de praias dos concelhos de Faro e Loulé, entre outros, fizeram também pedidos de antecipação de abertura, alguns ainda durante o mês de março.

Albufeira é o único município do Algarve a estender a época balnear até outubro em todas as praias do concelho.

Lusa

Pub