Pub

Bairro_farol_vrsaO concurso público para a reabilitação do bairro social do Farol, em Vila Real de Santo António, termina em abril e a empreitada será concluída este ano, informou ontem o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

O concurso público para a empreitada de reabilitação daquele bairro – cujas obras estão orçadas em 700 mil euros – está já a decorrer e a apresentação de propostas termina no próximo dia 28 de abril, refere o IHRU em comunicado de imprensa.

A intervenção no Bairro do Farol (também conhecido pelo Bairro da Caixa) incidirá nas zonas comuns dos 18 edifícios, tendo especial atenção na melhoria da eficiência energética da envolvente, através da aplicação de isolamento térmico ao nível das coberturas, e ainda na reabilitação integral das redes técnicas de águas, eletricidade e telecomunicações nas partes comuns.

Segundo o IHRU, a empreitada vai também contemplar a lavagem, reparação e pintura das fachadas, assim como a aplicação de isolamento térmico e impermeabilização das coberturas e a substituição das janelas de madeira por alumínio lacado com vidro duplo e das portas de entrada nos edifícios e das caixas do correio.

O bairro social, construído entre 1977 e 1980 pelo extinto Fundo de Fomento da Habitação, começa a ser reabilitado a partir de julho e as obras estarão terminadas no final de 2014, estima o instituto.

O bairro é composto por 18 edifícios e 92 habitações, das quais 76 são de tipologia T2 e 16 são de tipologia T3.

Em 1984 foram criados espaços para equipamentos nos pisos térreos que hoje são propriedade da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Durante toda a sua existência – 34 anos –, o Bairro do Farol nunca recebeu obras de conservação geral.

Pub