Breves
Inicio | Igreja | Bispo auxiliar de Braga preside à procissão do Senhor dos Passos em Faro

Bispo auxiliar de Braga preside à procissão do Senhor dos Passos em Faro

D_francisco_senra_coelhoA procissão em honra de “Nosso Senhor Jesus dos Passos”, promovida em Faro pela paróquia de São Pedro, terá este ano como pregador D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga.

A procissão realizar-se-á no próximo domingo, 6 de março, pelas 17h, tendo início após o encontro no Largo de São Pedro da imagem de Jesus carregando a cruz, saída da igreja de São Pedro, com a de sua Mãe, Maria, saída da igreja de Nossa Senhora do Carmo.

O cortejo percorrerá então algumas das principais ruas da baixa da capital algarvia, regressando à igreja de São Pedro.

As cerimónias em honra de “Nosso Senhor Jesus dos Passos” são uma invocação do martírio de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus, reproduzindo espiritualmente este caminho quando regressaram à Europa, sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de 7 a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via-sacra ou Via Crucis.

Verifique também

Núcleo de Faro da LIAM celebrou 75 anos de trabalho missionário

O núcleo de Faro da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou no passado domingo …