Pub

Exortacao_apostolica_evangelii_gaudiumO bispo de Santarém vem ao Algarve nos próximos dias 8 e 9 de outubro para apresentar uma reflexão sobre a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho) do Papa Francisco.

Com o clero, D. Manuel Pelino terá uma jornada a partir das 10h do segundo dia, no Seminário de São José, em Faro, sobre o tema “A ‘Evangelii Gaudium’: propostas de conversão, renovação e missão”.

Com os restantes membros da Igreja, o prelado terá dois encontros para apresentação de conferência subordinada ao tema “O perfil do discípulo missionário na Exortação ‘A alegria do Evangelho’ do Papa Francisco”: no dia 8, pelas 21h, no centro paroquial da matriz de Portimão, para os do barlavento algarvio; e no dia 9, pelas 21h, no salão da paróquia de São Luís, em Faro, para os do sotavento algarvio.

Recorde-se que o programa pastoral da Diocese do Algarve para este ano de 2014/2015 aponta a exortação apostólica do Papa como um dos principais documentos a ter em conta e sugere a realização de encontros sobre o mesmo. “Todos somos chamados a ser santos. Ser santos não é privilégio de alguns. É vocação de todos”, lembra o documento, acrescentando que a “vocação à santidade” deve ter em conta três dimensões: ser “acolhida como dom batismal, alimentada e celebrada na comunidade e testemunhada no mundo”. “Seremos apoiados neste percurso pela Exortação Apostólica A alegria do Evangelho, do Papa Francisco”, refere.

A nível diocesano sugere-se que se possa “organizar uma jornada para o Clero sobre o tema: A Diocese do Algarve e «A alegria do Evangelho»: caminhos de conversão, renovação e missão” e “elaborar uma grelha de leitura da Exortação «A alegria do Evangelho» que proporcione o seu estudo a nível paroquial e/ou vicarial com grupos constituídos com este objetivo”.

Pub