Durante a sua homilia, Dom Manuel Quintas fez alusão ao período difícil que o país atravessa: é “possível que a situação atual que atravessamos, profundamente ingrata para quem está a iniciar a sua atividade laboral, vos cause alguma apreensão em relação ao futuro, por não vos proporcionar as condições necessárias para poderes enriquecer a nação que somos com o vosso saber e o vosso dinamismo jovem e empreendedor.”
Também João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve, dedicou parte do seu discurso à conjuntura nacional: o “desemprego (…) atinge níveis que não estávamos habituados” Não obstante, congratulou a comunidade de finalistas: “estes novos graduados merecem os parabéns” e “sinceros votos de felicidades para a vida profissional que agora começa.”
Pedro Barros, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, pediu aos jovens que levem “sempre o nome da vossa Universidade com o mesmo orgulho que ela vos recebem.”
Um representante dos estudantes finalistas entregou no final da celebração um envelope com cerca de 450 euros que reverterão a favor do Fundo Solidário Social da Diocese do Algarve que se destina a apoiar as vítimas da crise.