“A eucaristia é sempre a melhor escola de vida, de santidade e o caminho mais eficaz para a nossa conversão pessoal porque na eucaristia aprendemos, constantemente, a dar-nos aos outros como Jesus se dá a nós, a fazer da nossa vida uma oblação agradável a Deus, unidos a Cristo. Para progredirmos no caminho da santidade temos aqui um dos elementos essenciais”, sustentou D. Manuel Quintas na Sé de Faro, na celebração da solenidade do Sagrado Coração de Jesus que a Igreja ontem celebrou.
O prelado considerou igualmente que “o sacramento do perdão, acolhido de Deus e partilhado com os outros, constitui também um meio eficaz de crescimento na santidade”. “O coração de Cristo manifesta-nos a grandeza do amor misericordioso de Deus. Deus não se cansa de perdoar, nós é que nos cansamos de pedir perdão. Deus não se cansa de perdoar porque não se cansa de nos amar”, complementou, citando o Papa Francisco.
A terminar, o bispo diocesano deixou um desafio. “Celebremos a eucaristia com amor e devoção e procuremos também celebrar, sempre que precisamos, o sacramento da reconciliação”, exortou.
Samuel Mendonça