Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve destaca D. António Francisco como “referência de pastor e mestre”

Bispo do Algarve destaca D. António Francisco como “referência de pastor e mestre”

Foto © Diocese do Porto

O bispo do Algarve manifestou ao final da manhã de hoje aos bispos auxiliares do Porto a sua “incredulidade e grande consternação” pelo falecimento de D. António Francisco dos Santos.

O bispo do Porto faleceu hoje aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, que anunciou a morte, em comunicado oficial. D. Manuel Quintas disse sentir-se “particularmente unido à Diocese do Porto, no louvor a Deus pelo dom da sua vida e do seu ministério de Pastor, e no sufrágio pela sua alma”. “Esta é hora de pesar mas também de fé e de esperança, que o Senhor D. António Francisco tão bem sabia incutir em todos e de modo tão convincente”, acrescentou.

Consciente da sua falta quer a Diocese do Porto, quer para a própria Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo do Algarve escreveu que D. António Francisco era uma “referência de Pastor e Mestre, pela sua palavra e, particularmente, pelas suas atitudes de grande humanismo e de profunda convicção evangélica”.

O bispo do Algarve estará presente na missa exequial de D. António Francisco dos Santos que se realizará no dia 13 de setembro, às 15h00, na catedral do Porto, sendo que o corpo do bispo do Porto está em câmara ardente desde as 17h00 de hoje.

Verifique também

Novos órgãos sociais da Cáritas do Algarve foram nomeados e empossados para novo quadriénio (corrigida)

A Cáritas Diocesana do Algarve tem novos órgãos sociais nomeados pelo bispo do Algarve que …