Pub

Incluídos nestes cerca de 150, oriundos das paróquias de Conceição de Faro, Estoi, Lagoa, Loulé, Mexilhoeira Grande, Portimão, Quarteira, Quelfes, Ferreiras, São Luís de Faro, São Pedro de Faro e Tavira, estão ainda nove australianos que acolheram, em 2008, os jovens algarvios em Brisbane, aquando da JMJ na Austrália, e que no próximo verão virão ainda passar férias em Portugal.

No próximo dia 4 de junho, irão ainda ser aceites mais inscrições no âmbito do 3º Encontro Formativo/Informativo para JMJ.

Também o bispo do Algarve já apelou à participação na JMJ, renovando o convite de Bento XVI aos jovens. D. Manuel Quintas, que irá de autocarro, juntamente com o grupo algarvios, considerou na Jornada Diocesana da Juventude em Tavira aquele encontro como “oportunidade de crescer na fé”, mas alertou que a “qualidade” daquela iniciativa “vai depender da preparação que se fizer”.

Recorde-se que há duas modalidades da participação algarvia na JMJ de Madrid. A primeira, no valor de 315 euros por pessoa, contempla apenas a participação na JMJ, com partida do Algarve no dia 15 de agosto e regresso no dia 22 desse mês, e a segunda, no valor de 430 euros por pessoa, com saída do Algarve no dia 5 de agosto, prevê a passagem de 7 a 14 por Taizé e regresso ao Algarve no dia 22 do mesmo mês.

Para além das viagens de autocarro, em ambas as modalidades é contemplada a inscrição na JMJ com os respetivos materiais promocionais, o alojamento e a alimentação nos termos previstos, o acesso a transportes públicos em Madrid, o kit nacional de identificação dos portugueses e a quota de solidariedade com os países mais pobres estabelecida pela organização. Na segunda modalidade, a inscrição contempla ainda a estadia (alojamento e alimentação) em Taizé.

Até agora as JMJ com maior participação algarvia foram Santiago de Compostela (1989) com 50 algarvios, Paris (1997) com 150, Roma (2000) com 400, Colónia (2005) com 113 e Sidney (2008) com 13. Os interessados em participar ou saber mais informações deverão contactar o SDPJ no Largo da Sé, 19-20, em Faro ou através do telefone 289 807 590 ou do e-mail juventude@diocese-algarve.pt.

Samuel Mendonça
Pub