O bispo do Algarve encerrou ontem na diocese o Ano de São José, anunciado pelo Papa Francisco a 8 de dezembro de 2020 para assinalar o 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal, feita pelo Beato Pio IX a 8 de dezembro de 1870.
“Não vamos encerrar a nossa devoção a São José, antes pelo contrário. Deve crescer”, afirmou D. Manuel Quintas na missa da solenidade da Imaculada Conceição a que presidiu na Sé de Faro.
O bispo diocesano lembrou aqueles que, à imagem de José, têm uma missão discreta, mas preponderante na vida das paróquias e comunidades. “São José lembra-nos que todos aqueles que, aparentemente escondidos e em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação, mas também nas nossas paróquias. Quanta gente, silenciosamente, desempenha um serviço profundamente eficaz e importante na vida das nossas paróquias. Sinto que devo manifestar o meu reconhecimento e a minha gratidão como bispo da diocese a todos aqueles que silenciosamente, discretamente, como São José, têm uma ação tão eficaz na vida das nossas paróquias”, afirmou.
Num decreto divulgado pelo Vaticano no dia 8 de dezembro de 2020, o Papa determinou que entre aquele dia e 8 de dezembro de 2021 se celebrasse um “Ano especial de São José”. Francisco publicou ainda a Carta Apostólica ‘Patris Corde’ (com coração de pai) sobre São José.