Pub
Juntamente com o bispo do Algarve foram ainda eleitos como vogais os bispos de Braga e de Leiria-Fátima, respetivamente, D. Jorge Ortiga e D. António Marto, que transitam da presidência anterior; D. Gilberto Reis, bispo de Setúbal, que já desempenhava esta função, e D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro.

Segundo revelou aos jornalistas o padre Manuel Morujão, secretário da CEP, durante os trabalhos da assembleia plenária, foi ainda escolhido D. Manuel Clemente, bispo do Porto, como vice-presidente, cargo até agora ocupado por D. António Marto.

A assembleia decidiu adiar as eleições para as presidências das nove comissões episcopais da CEP para setores específicos da atividade pastoral.

Segundo o padre Manuel Morujão, a opção passa por aguardar pela nomeação dos bispos "que estão em lista de espera", casos das dioceses de Bragança-Miranda e Lamego (cujos bispos apresentaram renúncia ao cargo, por motivos de idade), para além de Lisboa (espera novos auxiliares) e de Coimbra, diocese com bispo nomeado (D. Virgílio Antunes, reitor do Santuário de Fátima), mas que ainda não tomou posse do cargo.

Os trabalhos da assembleia plenária da CEP decorrem até ao próximo dia 5 de maio em Fátima, altura em que tem lugar uma conferência de imprensa e é publicado o comunicado final.

Redação com Ecclesia
Pub