Pub

Retabulo_igreja_odeleiteA obra de restauro dos retábulos da igreja de paroquial de Odeleite vai ser inaugurada pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, no próximo dia 5 de outubro, às 16 horas, em cerimónia a decorrer naquela aldeia do nordeste algarvio.

Num investimento total de 108.141 euros, a intervenção da responsabilidade da paróquia de Odeleite contemplou a conservação e restauro de três dos cinco retábulos da igreja matriz (retábulos de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e de São Pedro), cuja reparação era urgente devido ao elevado grau de degradação.

“Os retábulos apresentavam problemas estruturais e estéticos, designadamente, fendas e fissuras nos suportes de madeira e infestação de insetos, descolagem e abertura de juntas, perda significativa de policromia, estando o conjunto das peças de tal forma degradado que os trabalhos implicaram a desmontagem total das peças, substituição parcial ou, nalguns casos, total dos elementos estruturais”, explica a Câmara Municipal de Castro Marim.

O projeto foi financiado em 60% pelo Programa PRODER (num total de 58.818 euros), cabendo ao Município custear o investimento não elegível pela candidatura que foi de 49.323 euros.

Pub