Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe

Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve vai realizar a terceira visita pastoral deste ano de 2018/2019, depois das realizadas às paróquias da Conceição de Faro e de Pechão em dezembro e às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo em janeiro.

Desta vez, D. Manuel Quintas visitará as paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro. A visita terá início já hoje, prolongando-se até dia 3 de março.

O programa da iniciativa tem início já esta tarde com a eucaristia vespertina na comunidade da Bordeira, pertencente à paróquia de Santa Bárbara de Nexe, pese embora amanhã seja celebrada pelas 9h30 na igreja paroquial a missa de abertura da visita.

Em Estoi, a eucaristia de abertura da visita àquela paróquia será celebrada também amanhã, pelas 11h30 na igreja matriz.

Ao longo da semana, D. Manuel Quintas visitará ainda as Juntas de Freguesia de Estoi e de Santa Bárbara de Nexe, o infantário ‘O Caracol’, o Centro Comunitário Paroquial (onde administrará o sacramento da santa unção) e o Centro de Cuidados Continuados de Estoi, o Centro Comunitário Paroquial de Santa Bárbara (onde administrará o sacramento da santa unção), as capelas do Pé da Cruz e de Nossa Senhora do Rosário e a comunidade dos Gorjões.

O bispo do Algarve encontrar-se-á ainda com os órgãos sociais dos Centros Comunitários Paroquiais de Estoi e Santa Bárbara e com famílias: casais, pais e crianças da catequese, pais e padrinhos de batismo, noivos e membros da catequese de adultos.

O prelado realizará ainda visitas domiciliárias, presidirá a dois momentos de oração nos cemitérios locais e encontrar-se-á com comunidade anglicana.

No dia 03 de março, a visita será concluída com a celebração das eucaristias às 10h em Santa Bárbara de Nexe e às 12h em Estoi, seguida de um almoço convívio no Centro Comunitário Paroquial de Santa Bárbara.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …