Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Fuseta e Moncarapacho

Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Fuseta e Moncarapacho

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve vai realizar a quarta visita pastoral deste ano de 2018/2019, depois das realizadas às paróquias da Conceição de Faro e de Pechão em dezembro e às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo em janeiro e às paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe que terminou no início deste mês.

Desta vez, D. Manuel Quintas visitará as paróquias de Fuseta e Moncarapacho, no concelho de Olhão. A visita terá início já no próximo domingo, 24 de março, prolongando-se até dia 31.

O programa da iniciativa tem início no domingo com o acolhimento às 9h45 na igreja de Moncarapacho, seguido de eucaristia, e às 11h30 na igreja da Fuseta, seguido também de eucaristia.

Ao longo da semana, D. Manuel Quintas visitará as Juntas de Freguesia, o museu paroquial de Moncarapacho, a igreja do Pé da Cruz, o infantário e o lar da Santa Casa da Misericórdia, o infantário e o Centro Comunitário da Cruz Vermelha, o lar de terceira idade de Nossa Senhora do Carmo, a creche “A Joaninha”, a Casa do Povo, a Delegação Marítima e a Associação de Armadores de Pesca da Fuseta, as escolas do 1º ciclo da Fuseta e de Moncarapacho e o Centro de Saúde da Fuseta.

O bispo do Algarve visitará ainda doentes no seu domicílio e encontrar-se-á com os conselhos pastorais e económicos e com os movimentos paroquiais, com os animadores da liturgia, com os catequistas, catequizandos e famílias.

No dia 31 de março, a visita será concluída com a celebração das eucaristias às 10h em Moncarapacho e às 16h na Fuseta, seguida da procissão do Senhor Jesus dos Passos.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

Núcleo de Faro da LIAM celebrou 75 anos de trabalho missionário

O núcleo de Faro da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou no passado domingo …