Inicio | Igreja | Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Fuseta e Moncarapacho

Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Fuseta e Moncarapacho

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve vai realizar a quarta visita pastoral deste ano de 2018/2019, depois das realizadas às paróquias da Conceição de Faro e de Pechão em dezembro e às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo em janeiro e às paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe que terminou no início deste mês.

Desta vez, D. Manuel Quintas visitará as paróquias de Fuseta e Moncarapacho, no concelho de Olhão. A visita terá início já no próximo domingo, 24 de março, prolongando-se até dia 31.

O programa da iniciativa tem início no domingo com o acolhimento às 9h45 na igreja de Moncarapacho, seguido de eucaristia, e às 11h30 na igreja da Fuseta, seguido também de eucaristia.

Ao longo da semana, D. Manuel Quintas visitará as Juntas de Freguesia, o museu paroquial de Moncarapacho, a igreja do Pé da Cruz, o infantário e o lar da Santa Casa da Misericórdia, o infantário e o Centro Comunitário da Cruz Vermelha, o lar de terceira idade de Nossa Senhora do Carmo, a creche “A Joaninha”, a Casa do Povo, a Delegação Marítima e a Associação de Armadores de Pesca da Fuseta, as escolas do 1º ciclo da Fuseta e de Moncarapacho e o Centro de Saúde da Fuseta.

O bispo do Algarve visitará ainda doentes no seu domicílio e encontrar-se-á com os conselhos pastorais e económicos e com os movimentos paroquiais, com os animadores da liturgia, com os catequistas, catequizandos e famílias.

No dia 31 de março, a visita será concluída com a celebração das eucaristias às 10h em Moncarapacho e às 16h na Fuseta, seguida da procissão do Senhor Jesus dos Passos.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

O louletano D. António Carrilho volta a presidir à Festa Grande da Mãe Soberana

O bispo emérito do Funchal voltará este ano a presidir em Loulé, a sua terra …