Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo

Bispo do Algarve inicia visita pastoral às paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve inicia no próximo domingo, 20 de janeiro, a segunda visita pastoral deste ano de 2018/2019, depois da realizada às paróquias da Conceição de Faro e de Pechão no mês passado.

Desta vez, D. Manuel Quintas visitará as paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, até ao dia 27 deste mês.

No domingo, a visita pastoral terá início com a eucaristia na Raposeira às 9h, seguindo-se nova celebração eucarística às 10h30 em Sagres e às 12h em Vila do Bispo.

Ao longo da semana, D. Manuel Quintas visitará a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, o posto da GNR, o quartel dos Bombeiros, a Fortaleza de Sagres, o lar da Santa Casa da Misericórdia e os centros de dia e a doca de pesca.

O bispo diocesano reunirá ainda com o Conselho Económico, as equipas de animação e os agentes pastorais dos serviços paroquiais (leitores, grupo coral, limpeza, entre outros).

Destaque para a próxima terça-feira, 22 de janeiro, feriado municipal em Vila do Bispo, por se celebrar a solenidade do seu padroeiro e da Diocese do Algarve, São Vicente, diácono e mártir. D. Manuel Quintas participará naquele dia, pelas 9h, nas comemorações do Dia do Município. Às 9h terá lugar junto à Câmara Municipal o hastear da bandeia, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal. Às 11h, o bispo do Algarve presidirá à eucaristia na igreja de Vila do Bispo, seguida de procissão. À tarde, o prelado estará também presente, às 15h30, na inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

Núcleo de Faro da LIAM celebrou 75 anos de trabalho missionário

O núcleo de Faro da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou no passado domingo …