Inicio | Igreja | Bispo do Algarve instituiu leitores quatro homens casados rumo ao diaconado permanente

Bispo do Algarve instituiu leitores quatro homens casados rumo ao diaconado permanente

Foto © Carla Ventura
Foto © Carla Ventura

A Igreja do Algarve conta, desde o passado sábado, com quatro novos leitores instituídos pelo bispo do Algarve no âmbito da sua caminhada rumo ao diaconado permanente.

D. Manuel Quintas instituiu no ministério de leitores António Valério e João Pontes, da paróquia matriz de Portimão, João Chaves, da paróquia de Olhão, e Nuno Francisco, da paróquia da Mexilhoeira Grande, todos alunos do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral que está a ser realizado desde 2015 pela Diocese do Algarve, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA).

Para além desta formação, os candidatos ao diaconado permanente têm tido encontros mensais de preparação orientados pelo diretor do CEFLA, o padre Mário de Sousa.

Foto © Carla Ventura

A instituição dos leitores, que estavam acompanhados pelas respetivas esposas e filhos, teve lugar no decurso da eucaristia na igreja matriz de Portimão e foi simbolicamente assinalada com a entrega, por parte do prelado, da Sagrada Escritura, o livro da palavra de Deus que é proclamado na assembleia dos fiéis.

Foto © Carla Ventura

As instituições, agora recebidas, são um passo para as futuras ordenações diaconais daqueles candidatos ao diaconado permanente, a quem o bispo do Algarve lembrou que a Igreja lhes propõe que colaborem na missão de anunciar o evangelho e se identifiquem agora de uma maneira mais plena com a pessoa de Cristo, através da escuta da palavra e da eucaristia.

Foto © Carla Ventura

A instituição no ministério de leitor – que também é conferida a pessoas candidatas ao sacerdócio – consiste então na capacitação para proclamar, solenemente, a palavra de Deus na comunidade cristã.

Foto © Carla Ventura

Instituídos leitores, os candidatos ao diaconado permanente completaram a primeira etapa que precede a segunda e última, – a instituição no ministério dos acólitos –, antes da ordenação diaconal.

Foto © Carla Ventura
Foto © Carla Ventura

A eucaristia foi concelebrada por vários sacerdotes, particularmente os párocos dos leitores agora instituídos.

A última ordenação de um diácono permanente na Diocese do Algarve aconteceu em 2012 e antes tinha ocorrido apenas no ano 2000, sendo que alguns destes diáconos participaram na celebração de sábado.

João Chaves a receber o livro da palavra de Deus • Foto © Carla Ventura
João Pontes a receber o livro da palavra de Deus • Foto © Carla Ventura
Nuno Francisco a receber o livro da palavra de Deus • Foto © Carla Ventura

Verifique também

Livro “Nós, os padres”, com participação de um sacerdote algarvio, foi apresentado no Algarve

Teve anteontem início no Algarve o périplo de apresentações do livro “Nós, os padres – …