Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve lembrou que Maria é “modelo de resposta fiel” e de “consagração plena” a Deus

Bispo do Algarve lembrou que Maria é “modelo de resposta fiel” e de “consagração plena” a Deus

D. Manuel Quintas explicou, na solenidade (as festas mais importantes do calendário católico) da Imaculada Conceição de Maria, que o “sim definitivo” de Nossa Senhora “possibilita o sim definitivo e total de Cristo”. “É a partir do sim de Maria que Deus pai nos oferece, em Cristo, a sua vida divina. Maria, pelo seu sim, deu-nos Jesus”, complementou.

O prelado, que falava na homilia da celebração em que foram ordenados dois sacerdotes e um diácono, na igreja de São Luís, em Faro, destacou Maria como “ouvinte e discípula da Palavra”.

O bispo do Algarve sublinhou que a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, dogma da Igreja Católica segundo o qual a Virgem nasceu sem pecado original, significa que “Deus escolheu-a, preservando-a de toda a mancha de pecado desde a sua conceção, para que, cheia de graça, se tornasse digna mãe do seu Filho”. “Ela é a primeira de todos os redimidos, imagem da Igreja que o Senhor quer gloriosa, sem mancha nem ruga, santa e imaculada”, sustentou.

D. Manuel Quintas referiu ainda que Nossa Senhora “simboliza a humanidade que se abre ao mistério de Deus, realizado plenamente nos mistérios da encarnação e da paixão redentora de Jesus Cristo”. “Deixada como Mãe a João e a todos os discípulos de Jesus, Maria mostrou-nos igualmente o rosto materno da Igreja”, concluiu.

Samuel Mendonça

Verifique também

Paróquia de Alcantarilha tem novo pároco

A paróquia de Alcantarilha tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado pelo bispo do …