Breves
Inicio | DA | Bispo do Algarve nomeia novos párocos e vigários com apelo a “pastoral de convergência”

Bispo do Algarve nomeia novos párocos e vigários com apelo a “pastoral de convergência”

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O bispo do Algarve nomeou novos párocos e vigários paroquiais para algumas paróquias algarvias e também sacerdotes para alguns serviços na diocese.

Pe. Jesús Ejocha
Pe. Jesús Ejocha

De acordo com o decreto a que Folha do Domingo teve acesso, D. Manuel Quintas nomeou o padre recém-ordenado Jesús Ejocha como pároco das paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, substituindo o padre Nuno Coelho que tinha sido nomeado há um ano pároco daquelas comunidades. A tomada de posse do padre Jesús Ejocha está prevista para o dia 31 de agosto na igreja de Vila do Bispo.

Pe. Nuno Coelho
Pe. Nuno Coelho

Por sua vez, o padre Nuno Coelho foi nomeado pároco das comunidades paroquiais de Aljezur, Bordeira e Odeceixe, substituindo o padre José Joaquim Campôa que era prior daquelas paróquias desde 1999 e que foi agora nomeado pároco de Quarteira.

Pe. José Joaquim Campôa
Pe. José Joaquim Campôa

Este sacerdote irá substituir o padre Elísio Dias que irá aposentar-se e que era prior daquela comunidade desde 1969, deixando uma obra realizada com destaque para as infraestruturas do complexo paroquial de São Pedro do Mar, iniciado em 1995 e concluído este ano e para a criação, no mesmo ano, do Centro Paroquial de Quarteira que inclui as valências de lar, centro de dia, ATL, creche e refeitório social.

A tomada de posse do padre Nuno Coelho está prevista para o dia 7 de setembro na igreja de Aljezur, durante a eucaristia das 12h, e a tomada de posse do padre José Joaquim Campôa está prevista para o dia 14 de setembro na igreja de São Pedro do Mar, durante a eucaristia das 10h.

Pe. Domingos da Costa
Pe. Domingos da Costa
Pe. Luís Amaral
Pe. Luís Amaral

O prelado nomeou ainda os padres Domingos da Costa e Luís Amaral, sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas), como párocos in solidum das paróquias da Mexilhoeira Grande e de Nossa Senhora do Amparo de Portimão. O primeiro já é pároco destas comunidades desde 1975 e 2013, respetivamente, e o segundo veio colaborar com a paróquia de Portimão em janeiro deste ano, sendo agora formalizada a sua situação. Com uma vasta experiência missionária, o padre Luís Amaral esteve na Ásia e em África, onde trabalhou no Serviço Jesuíta aos Refugiados, passando por países como o Chade, Sri Lanka, Tailândia ou Quénia.

Para as paróquias de Estômbar, Ferragudo e Lagoa e os vicariatos paroquiais da Mexilhoeira da Carregação e do Parchal, o bispo do Algarve nomeou uma equipa composta por três sacerdotes. Assim, para a paróquia de Estômbar, D. Manuel Quintas nomeou como pároco o padre Miguel Ângelo Pereira, substituindo o padre Domingos Fernandes que era prior daquela comunidade desde 1989, e como vigários paroquiais os padres Domingos Fernandes e José Nunes.

Pe. Miguel Ângelo
Pe. Miguel Ângelo

O padre Miguel Ângelo Pereira passará então a acumular com a paróquia de Ferragudo da qual é pároco desde 2013, tendo também sido nomeados para aquela paróquia os padres Domingos Fernandes e José Nunes como vigários paroquiais. A tomada de posse do padre Miguel Ângelo Pereira está prevista para o dia 21 de setembro na igreja de Estômbar, durante a eucaristia das 12h.

Na paróquia de Lagoa mantém-se como pároco o padre José Nunes, tendo sido nomeados como vigários paroquiais os padres Domingos Fernandes e Miguel Ângelo Pereira, enquanto nos vicariatos paroquiais da Mexilhoeira da Carregação e do Parchal mantém-se como pároco o padre Domingos Fernandes, tendo sido nomeados como vigários paroquiais os padres Miguel Ângelo Pereira e José Nunes.

Fr. Paulo Ferreira
Fr. Paulo Ferreira

D. Manuel Quintas nomeou ainda o frei Paulo Ferreira como pároco de Pechão, passando a acumular com a paróquia da Conceição de Faro da qual é prior desde 2010. Para essas duas comunidades, o bispo diocesano também nomeou como vigário paroquial o frei José Henriques, que veio para o Algarve em dezembro do ano passado.

Na paróquia de Pechão, o frei Paulo Ferreira substituirá o padre Ricardo Tavares que deixou a paróquia em novembro do ano passado, tendo sido substituído desde então pelo vigário geral da Diocese do Algarve, o cónego Firmino Ferro. A tomada de posse dos freis Paulo Ferreira e José Henriques está prevista para o dia 7 de setembro na igreja de Pechão.

O bispo do Algarve nomeou ainda o recém-ordenado diácono Nelson Rodrigues para trabalhar associado aos párocos de Loulé, o que na prática já acontecia por ter sido naquelas comunidades que estagiou enquanto seminarista.

D. Manuel Quintas nomeia ainda o padre Nuno Coelho como assistente adjunto do Corpo Nacional de Escutas e o padre Luís Gonzaga Nunes como capelão do Carmelo do Patacão, no concelho de Faro.

D. Manuel Quintas adverte ainda no decreto das nomeações ser “fundamental” “a promoção duma pastoral de convergência, entre paróquias com características populacionais e geográficas semelhantes, particularmente em áreas urbanas, implementando propostas e respostas interparoquiais comuns”.

Verifique também

Núcleo de Faro da LIAM celebrou 75 anos de trabalho missionário

O núcleo de Faro da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou no passado domingo …