Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve participa na missa exequial de D. Maurílio de Gouveia em Évora

Bispo do Algarve participa na missa exequial de D. Maurílio de Gouveia em Évora

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, estará presente amanhã na missa exequial de D. Maurílio de Gouveia, que será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, pelas 15h, na Basílica Metropolitana de Évora.

O arcebispo emérito de Évora, arquidiocese à qual a Diocese do Algarve está ligada por pertencer à Província Eclesiástica de Évora, faleceu na última terça-feira aos 86 anos de idade, no Funchal.

As celebrações fúnebres iniciaram-se esta manhã na Sé do Funchal, com missa exequial presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

A urna segue depois para o aeroporto da Madeira rumo à Basílica Metropolitana de Évora. Já na arquidiocese alentejana, decorre, pelas 19h00, o acolhimento na catedral de Évora, seguindo-se a recitação de vésperas e a eucaristia.

Amanhã será ali realizada a oração das laudes, pelas 10h00, e, após a missa exequial, o cortejo fúnebre seguirá para a igreja do Espírito Santo em Évora, onde decorrerá a encomendação e a sepultura dos restos mortais, no Panteão dos Arcebispos.

D. Maurílio de Gouveia nasceu no Funchal, a 5 de agosto de 1932; foi ordenado padre no dia 4 de junho de 1955; o Papa Paulo VI nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa em 1973 e João Paulo II escolhe-o como arcebispo de Évora, em 1981, tendo permanecido nesta missão até 2008, quando lhe sucedeu D. José Alves.

Verifique também

Algarve acolhe segunda “Pequena Fraternidade Provisória” de Taizé

O Algarve está a acolher, desde o passado dia 30 de agosto, a segunda “Pequena …