Pub

No âmbito da Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes que a Igreja celebrou ontem no contexto da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, D. Manuel Quintas, referindo-se à mensagem da Congregação para o Clero, lembrou que “progredir no caminho de santidade é garantia de fidelidade” ao dom do ministério ordenado. “Quanto mais, aqueles que recebemos o dom do ministério ordenado, crescermos e progredirmos na santidade, mais eficácia têm os dons que, através de nós, Deus distribui pelo seu povo”, complementou.

Na Sé de Faro, na homilia da celebração, o prelado desafiou ainda os padres a “acolher, assumir e seguir Cristo como Bom Pastor” para modelarem a sua vida e o seu ministério pastoral, tendo presente a “relação estreita entre o Pastor [Cristo] e o seu rebanho [cristãos]”.

A Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituída em 1995 pelo Papa João Paulo II, com o objetivo de ajudar os membros do clero “a conformarem-se, cada vez mais plenamente, com o coração do Bom Pastor”.

Samuel Mendonça

Pub