Breves
Inicio | DA | Bispo do Algarve preside a peregrinação de algarvios a Ávila para conhecerem Sta. Teresa de Jesus

Bispo do Algarve preside a peregrinação de algarvios a Ávila para conhecerem Sta. Teresa de Jesus

Santa_teresa_avilaNo âmbito da comemoração do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Ávila (1515-2015), também conhecida como Santa Teresa de Jesus, os institutos religiosos, movimentos, grupos de leigos (entenda-se, não clérigos) de inspiração carmelita e teresiana de Portugal realizam no próximo dia 27 deste mês uma peregrinação àquela cidade espanhola.

Do Algarve seguirá na próxima sexta-feira, dia 25, um autocarro com 54 algarvios acompanhados pelo bispo da diocese, D. Manuel Quintas, em direção a Ávila para participar naquela iniciativa.

A peregrinação algarvia destina-se sobretudo a famílias ligadas ao carisma carmelita e teresiano mas contará também com outros participantes. “Pretendemos que Santa Teresa seja conhecida porque ela é importante para as famílias de carisma carmelita e teresiano, mas não só. Pretendemos que seja para toda a Igreja”, explicou a irmã Maria da Glória Pinto, da organização, ao Folha do Domingo.

O autocarro algarvio fará uma primeira paragem no Carmelo de São José de Sevilha, onde se encontram as moradas manuscritas de Santa Teresa e outra em Toledo, onde estas foram escritas e onde decorreu parte importante da sua vida por ter ali ter começado a atingir a sua maturidade espiritual de reformadora com São João da Cruz.

Chegados a Ávila, onde Teresa passou a maior parte da sua vida, os peregrinos algarvios irão conhecer os lugares mais importantes que lhe estão ligados, como o do nascimento. Haverá então uma celebração da eucaristia conjunta com todos os portugueses na igreja de Santa Teresa.

Toda a família carmelita e teresiana tem vindo a preparar desde 2009 este quinto centenário do nascimento desta proeminente figura da vida da Igreja com os mais variados eventos, incidindo sobretudo na leitura, meditação e estudo dos escritos da Santa de Ávila com iniciativas previstas em todas as dioceses de Portugal.

Teresa de Ávila nasceu a 28 de março de 1515 e, após ter entrado no convento carmelita de Nossa Senhora da Encarnação, promoveu a renovação da Ordem do Carmo, tendo fundado o primeiro convento da nova família carmelita descalça em 1562, dia em que Teresa mudou de hábito e começou a chamar-se Teresa de Jesus.

Pertencem aos Institutos Religiosos de Espiritualidade Carmelita e Teresiana a Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Carmelitas Missionárias, Carmelitas Missionárias Teresianas, Companhia de Santa Teresa, Instituição Teresiana e Irmãs Carmelitas ao Serviço dos Pobres.

Verifique também

Bispo do Algarve sobre o assassinato da irmã Maria Antónia Guerra: “como é que é possível?”

O bispo do Algarve referiu-se no passado domingo à morte da irmã Maria Antónia Guerra, …