Pub

D_manuel_quintas_familiasO bispo do Algarve inicia no próximo domingo, 12 de outubro, a primeira visita pastoral deste ano de 2014/2015. D. Manuel Quintas visitará as paróquias de Algoz (incluindo a comunidade de Tunes) e Guia até ao dia 19 deste mês.

No domingo, a visita tem início de manhã com a celebração da eucaristia nos três lugares: em Tunes às 9h, na Guia às 10.30h e em Algoz às 12h, seguindo-se à tarde um encontro com o Conselho Económico da paróquia de Algoz, que repetirá também na Guia e em Tunes.

Ao longo da semana, e segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, o prelado visitará ainda os lares de idosos de Algoz e da Guia e o agrupamento local do Corpo Nacional de Escutas.

D. Manuel Quintas encontrar-se-á também com catequistas, pais e crianças da catequese, grupos de oração e de leigos [entenda-se, não clérigos], grupos de apoio social a carenciados.

O bispo do Algarve visitará também alguns doentes.

Ao longo do presente ano pastoral, D. Manuel Quintas visitará ainda as paróquias de Alcantarilha e Pêra, de 16 a 23 de novembro; de Armação de Pêra e Porches, de 1 a 8 de fevereiro; e de São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Silves, de 1 a 15 de março.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Pub