D. Manuel Quintas entregou medalha da JMJ ao presidente da Câmara Municipal pelo apoio no acolhimento aos jovens estrangeiros

O bispo do Algarve visitou este fim de semana a paróquia de Albufeira e na Eucaristia de encerramento, a que ontem presidiu na igreja matriz, destacou a “expressão de uma comunidade que quer crescer sempre mais”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas acrescentou que a paróquia “quer ser sempre mais viva, fraterna e missionária, procurando corresponder cada dia àquilo que são os apelos que a palavra de Deus faz, aos apelos que o mundo hoje faz com todas as suas situações de conflito e de guerras” e às “situações também da pobreza”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo diocesano deu também “graças a Deus por mais uma vez ter verificado o entusiasmo” daqueles com quem contatou, “pelo modo como celebram, vivem, testemunham e transmitem a fé” no apoio ao pároco. “Quero dar graças a Deus por estes dias, pelo vosso pároco e por todos aqueles que colaboram com ele aos mais diversos níveis, pelo modo não só como fui acolhido, mas porque tive oportunidade de conhecer um pouco da vossa vida”, acrescentou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No final da Missa, o pároco de Albufeira agradeceu pela visita. “Para nós foram dias de algum trabalho, mas também de uma grande graça e de uma grande alegria de poder partilhar consigo diferentes momentos, quer de encontros nas celebrações, mas também nos pequeninos convívios que fomos tendo”, afirmou o padre Flávio Martins.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O sacerdote deixou ao bispo do Algarve a garantia da oração da sua paróquia. “Conte sempre com esta comunidade porque temo-lo sempre presente também na nossa oração. Tem sempre aqui as portas abertas da nossa cidade e da nossa comunidade para aqui vir sempre que desejar. Mesmo quando já for bispo emérito terá sempre lugar aqui também para estar, para passar uns dias de férias e vir celebrar connosco”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A visita foi acompanhada pela imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», como tinha sido anunciado no encerramento da última visita às paróquias de Loulé e Querença. “Os párocos desta região pastoral do centro que estou a visitar este ano decidiram que a imagem peregrina acompanhasse estas visitas pastorais a estes concelhos de Silves, Loulé e Albufeira neste ano pastoral”, explicou o bispo do Algarve na Eucaristia de ontem.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas aproveitou também a visita pastoral para entregar ao presidente da Câmara de Albufeira a medalha comemorativa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mandada cunhar pela Santa Sé, em “sinal de reconhecimento da diocese” a José Carlos Rolo “e a todo o município de Albufeira que apoiou muito” no acolhimento feito aos jovens estrangeiros, particularmente um grupo de 370 franceses, que escolheram Ferreiras para viver a semana que antecedeu a do encontro de Lisboa com o Papa. “Sem o contributo dos diferentes municípios do Algarve teria sido muito difícil para nós acolhermos bem estes jovens, padres e bispos que vieram com eles”, afirmou D. Manuel Quintas, lembrando que a diocese algarvia recebeu quase de 7.000 jovens de cerca de 20 países.