Breves
Inicio | Igreja | Bispo do Algarve terminou visita pastoral à paróquia de Almancil

Bispo do Algarve terminou visita pastoral à paróquia de Almancil

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve terminou ontem a visita pastoral a Almancil, iniciada no passado dia 8 deste mês.

Foto © Samuel Mendonça

Na eucaristia de encerramento celebrada na igreja de São Lourenço, D. Manuel Quintas considerou a iniciativa “muito rica e enriquecedora”, seja pelos contactos que realizou conduzido pelo pároco, o padre Jorge Carvalho, seja pelas instituições que visitou ou pelos encontros realizados.

Foto © Samuel Mendonça

“Foi-me dado a conhecer um pouco melhor a vossa realidade. Posso, já de uma maneira mais real, ter presente tudo aquilo que é a vida desta comunidade paroquial”, prosseguiu o prelado, que destacou a obra da futura igreja. “Vi em todos vós já uma consolação por esse sonho acalentado há tantos anos. Esta visita permitiu-me ver a alegria que tantos de vós sentis por finalmente ver realizado um sonho que já vem de longe. Penso que [o dia da inauguração] será um dia muito significativo e sugestivo para toda a diocese e, de maneira particular, para a comunidade de Almancil”, sustentou.

Foto © Samuel Mendonça

Lembrando que “felizmente” na futura igreja “haverá lugar para muita gente”, desejou “que o serviço que a paróquia presta à comunidade possa também ser usufruído por tantos que agora se sentem impedidos de participar”. “A colocação dos sinos foi mais um passo que está a ser dado de maneira serena sem precipitações nesta parte final da construção daquela que será a vossa igreja”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça

“Certamente que, com a inauguração da nova igreja, esta comunidade dará um passo muito significativo e sugestivo no que diz respeito ao crescimento, não apenas em número, mas também em qualidade porque os espaços serão maiores e melhores seja para a acolher as crianças, jovens e adultos que queiram aprofundar a sua fé”, prosseguiu.

Foto © Samuel Mendonça

O bispo diocesano deixou ainda um apelo aos paroquianos de Almancil. “Queria confirmar a vossa fé e exortar-vos a prosseguirdes e estimular-vos a viverdes na fé com alegria o facto de sermos batizados, crismados, discípulos de Jesus. Que a palavra de Deus possa fazer ainda mais parte da vossa vida”, concluiu na celebração em que administrou o sacramento da Confirmação a 12 jovens.

Foto © Samuel Mendonça

Ao longo da semana, o prelado encontrou-se com o Conselho Económico da comunidade e com os Conselhos do Centro Paroquial de Almancil, com crianças, pais e catequistas e reuniu-se com os leitores, responsáveis pela limpeza, acólitos, membros do coro paroquial e do grupo carismático. O prelado teve ainda encontros com os movimentos marianos com expressão na paróquia, com os membros da Conferência Vicentina da Sociedade de São Vicente de Paulo e com os jovens crismandos.

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve visitou os doentes, a Associação Social e Cultural de Almancil e a Casa de Repouso de São Lourenço, particularmente os utentes dos respetivos lares de idosos, a Junta de Freguesia de Almancil, o Posto da GNR e a Escola EB 2/3 Dr. António de Sousa Agostinho.

Foto © Samuel Mendonça

Esta foi a segunda visita pastoral do bispo do Algarve neste ano de 2016/2017. D. Manuel Quintas visitará ainda as paróquias de Quarteira, de 12 a 19 de fevereiro, e de Albufeira, com início no dia 19 de março.

Foto © Samuel Mendonça

Verifique também

Padre Carlos de Aquino alertou que a Igreja de Deus são as pessoas e não a casa onde se reúnem

Lembrando o que diz a Bíblia, o padre Carlos de Aquino evidenciou na última segunda-feira …