Inicio | Igreja | Bispo do Algarve visita as paróquias de Olhão e Quelfes e o vicariato do Siroco

Bispo do Algarve visita as paróquias de Olhão e Quelfes e o vicariato do Siroco

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve inicia no próximo domingo, 10 de dezembro, a segunda visita pastoral deste ano de 2017/2018. D. Manuel Quintas visitará as paróquias de Olhão (incluindo a comunidade da Culatra) e Quelfes e o vicariato do Siroco (na cidade de Olhão) até ao dia 17 deste mês.

No domingo, a visita tem início de manhã com o acolhimento ao prelado, pelas 10h15, na igreja matriz de Olhão, seguido de eucaristia. Na paróquia de Quelfes, o acolhimento terá início pelas 11h50 na igreja paroquial, seguindo-se também a eucaristia.

Às 15h30, o bispo diocesano presidirá à celebração da eucaristia na igreja da ilha da Culatra, onde terá um encontro com a comunidade, e às 19h encontrar-se-á com os crismandos da paróquia de Quelfes.

Ao longo da semana, e segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, o prelado encontrar-se-á também com os serviços das paróquias e do vicariato e com os movimentos ali presentes, bem como com os Conselhos Pastorais e Económicos de ambas as paróquias.

D. Manuel Quintas encontrar-se-á também com as crianças e adolescentes da catequese daquelas comunidades e seus pais e reunir-se-á com os escuteiros dos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas das duas paróquias e do vicariato (fase que precede a ereção de uma paróquia).

O bispo do Algarve apresentará também cumprimentos aos executivos da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia e à Capitania do Porto de Olhão.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

Quase 60 jovens da ‘Missão País’ estão a “abraçar” Sagres e Vila do Bispo

O grupo que está a levar a cabo desde domingo a ‘Missão País’ no concelho …