Pub

Encerramento_visita_pastoral_alvor (2)
© Samuel Mendonça

O bispo do Algarve encerrou, no último domingo, a visita pastoral à paróquia de Alvor, iniciada no passado dia 5 deste mês, a quarta deste ano 2013/2014.

D. Manuel Quintas deixou, na eucaristia em Alvor, uma “palavra de estímulo e encorajamento” àquela paróquia constituída pelas comunidades de Alvor, Montes de Alvor e Penina e manifestou a sua “gratidão” pelo “acolhimento” “cordial e fraterno”. “Senti-me, verdadeiramente, em família no meio de vós”, sustentou, lembrando os encontros com as crianças da catequese, catequistas e com o “grupo numeroso de escuteiros”.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O prelado afirmou ainda estar “grato por todo o serviço que presta a congregação dos padres claretianos”(Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria) naquela zona do Algarve. A paróquia de Alvor tem como párocos os padres Manuel Honorato Antunes e Manuel Leitão Marques, o primeiro há 38 anos e o segundo há 34 anos, sacerdotes que também são párocos do vicariato do Sagrado Coração de Jesus, em Portimão.

D. Manuel Quintas considerou o padre Honorato Antunes um “estímulo”, também para si, no “serviço e dedicação à Igreja”. “Mesmo já limitado, fisicamente, mas sempre com o entusiasmo missionário que caraterizou a vida. Quero dar graças a Deus por tudo o que me foi dado viver, contatar e celebrar convosco. E saio também mais fortalecido na minha fé”, acrescentou.

O bispo diocesano administrou ainda na missa do último domingo, na igreja da Penina, o sacramento do Crisma a 34 jovens das três comunidades.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Ao longo da semana, para além das reuniões com os membros do agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, com as crianças da catequese, pais e catequistas e com o grupo de crismandos, D. Manuel Quintas encontrou-se ainda com os Conselhos Paroquiais, pastoral e económico e com movimentos e associações.

O prelado visitou ainda os jardins de infância, o Hospital Particular de Alvor, a Santa Casa da Misericórdia, o seu jardim infantil e o seu Centro de Dia.

Neste ano pastoral de 2013/2014, D. Manuel Quintas visitará ainda a paróquia de Lagoa, de 19 a 26 de janeiro, a paróquia da Mexilhoeira Grande, de 9 a 16 de fevereiro, e a paróquia de Monchique, de 30 de março a 6 de abril.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Pub