Inicio | DA | Bispo do Algarve visitou Alvor

Bispo do Algarve visitou Alvor

Encerramento_visita_pastoral_alvor (2)
© Samuel Mendonça

O bispo do Algarve encerrou, no último domingo, a visita pastoral à paróquia de Alvor, iniciada no passado dia 5 deste mês, a quarta deste ano 2013/2014.

D. Manuel Quintas deixou, na eucaristia em Alvor, uma “palavra de estímulo e encorajamento” àquela paróquia constituída pelas comunidades de Alvor, Montes de Alvor e Penina e manifestou a sua “gratidão” pelo “acolhimento” “cordial e fraterno”. “Senti-me, verdadeiramente, em família no meio de vós”, sustentou, lembrando os encontros com as crianças da catequese, catequistas e com o “grupo numeroso de escuteiros”.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O prelado afirmou ainda estar “grato por todo o serviço que presta a congregação dos padres claretianos”(Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria) naquela zona do Algarve. A paróquia de Alvor tem como párocos os padres Manuel Honorato Antunes e Manuel Leitão Marques, o primeiro há 38 anos e o segundo há 34 anos, sacerdotes que também são párocos do vicariato do Sagrado Coração de Jesus, em Portimão.

D. Manuel Quintas considerou o padre Honorato Antunes um “estímulo”, também para si, no “serviço e dedicação à Igreja”. “Mesmo já limitado, fisicamente, mas sempre com o entusiasmo missionário que caraterizou a vida. Quero dar graças a Deus por tudo o que me foi dado viver, contatar e celebrar convosco. E saio também mais fortalecido na minha fé”, acrescentou.

O bispo diocesano administrou ainda na missa do último domingo, na igreja da Penina, o sacramento do Crisma a 34 jovens das três comunidades.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Ao longo da semana, para além das reuniões com os membros do agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, com as crianças da catequese, pais e catequistas e com o grupo de crismandos, D. Manuel Quintas encontrou-se ainda com os Conselhos Paroquiais, pastoral e económico e com movimentos e associações.

O prelado visitou ainda os jardins de infância, o Hospital Particular de Alvor, a Santa Casa da Misericórdia, o seu jardim infantil e o seu Centro de Dia.

Neste ano pastoral de 2013/2014, D. Manuel Quintas visitará ainda a paróquia de Lagoa, de 19 a 26 de janeiro, a paróquia da Mexilhoeira Grande, de 9 a 16 de fevereiro, e a paróquia de Monchique, de 30 de março a 6 de abril.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Verifique também

Missa de abertura do ano académico da UAlg, com bênção do traje, apelou à defesa da “herança” da fé

Cerca de 50 estudantes, professores e funcionários da Universidade do Algarve (UAlg) e alguns familiares …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR