Inicio | Igreja | Bispo do Algarve visitou as paróquias de Olhão e Quelfes e o vicariato do Siroco

Bispo do Algarve visitou as paróquias de Olhão e Quelfes e o vicariato do Siroco

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve terminou no passado domingo a visita pastoral às paróquias de Olhão (incluindo a comunidade da Culatra) e Quelfes e ao vicariato do Siroco (na cidade de Olhão), iniciada no dia 10 deste mês.

Foto © Samuel Mendonça

Nas eucaristias de encerramento em Olhão e Quelfes, D. Manuel Quintas exortou as paróquias a serem comunidades alegres, orantes e abertas à ação do Espírito Santo. “É importante que cresçamos nestas dimensões que são aquelas que são expressão da presença de Jesus já no meio de nós”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Em Quelfes, na eucaristia em que administrou o sacramento do Crisma a oito jovens, o prelado lembrou as “muitas mudanças de párocos” dos últimos anos, alguns dos quais disse esperar que permanecessem mais tempo na paróquia. “Foi um pouco difícil para mim, como podeis imaginar”, confessou, lembrando algumas razões que levaram às mudanças. “Espero que agora o padre Armando venha para ficar porque ele está cheio de saúde, de vida e de força de vontade para trabalhar convosco e é sua disposição continuar”, desejou, considerando positivo que o atual pároco tenha associado aquela paróquia à de Olhão e ao vicariato do Siroco.

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve manifestou ainda a sua “gratidão e reconhecimento” pela semana que passou em Olhão e Quelfes, “conhecendo melhor” a realidade daquelas paróquias “ao nível da fé e ao nível da vida também”. “Quero louvar o Senhor não apenas pelo modo como fui recebido e acolhido, mas também por tudo o que me foi dado experienciar, viver, celebrando também convosco esta nossa fé”, acrescentou.

Foto © Samuel Mendonça

“Foi uma semana muito enriquecedora para mim. Mais uma vez pude constatar a vitalidade da vossa fé, do vosso testemunho, tanta gente que presta o seu serviço com a disponibilidade para contribuir para que esta comunidade seja cada vez mais viva e possa não só a celebrar a sua fé, mas também testemunhá-la e iluminar a própria vida pessoal, familiar, profissional”, prosseguiu.

Foto © Samuel Mendonça

Ao longo da semana, o prelado encontrou-se com os serviços das paróquias e do vicariato e com os movimentos ali presentes, bem como com os Conselhos Pastorais e Económicos de ambas as paróquias.

Foto © Samuel Mendonça

D. Manuel Quintas encontrou-se também com as crianças e adolescentes da catequese daquelas comunidades e seus pais e reuniu-se com os escuteiros dos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas das duas paróquias e do vicariato (fase que precede a ereção de uma paróquia).

Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve apresentou também cumprimentos aos executivos da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia e à Capitania do Porto de Olhão.

Foto © Samuel Mendonça

Esta foi a segunda visita pastoral do bispo do Algarve neste ano de 2017/2018. D. Manuel Quintas visitará ainda as paróquias de São Brás de Alportel e Santa Catarina da Fonte do Bispo, de 25 de fevereiro a 4 de março de 2018.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Verifique também

Bispo do Algarve lembrou que a “verdade da devoção a Maria” passa pelo “serviço aos outros”

O bispo do Algarve disse no passado sábado, dia em que a Igreja celebrou a …