Pub

“Como nativos digitais servi-vos dos meios que tão bem dominais, como as redes sociais, como veículos à escala do mundo global, para que a mensagem de Cristo circule por todos os cantos da terra”, pediu D. Manuel Quintas aos cerca de 500 participantes da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que decorreu no último fim de semana em Faro.

Na eucaristia de encerramento daquela iniciativa, que teve como tema o mandato de Jesus “Ide e fazei discípulos”, o prelado evidenciou que “só é possível escutar e responder com fidelidade ao «ide» se aceitarmos e respondermos ao convite prévio: «vinde»”. “Na nossa Igreja facilmente nos dispensamos deste vinde. Queremos logo ir, ser apóstolos e missionários. Ao sermos apóstolos e missionários sem o vinde corremos o risco de não anunciarmos a pessoa de Cristo mas de nos anunciarmos a nós mesmos”, advertiu o prelado.

O bispo diocesano, que se regozijou por ver a catedral de Faro cheia de jovens de todo o Algarve, alertou os jovens para a importância de darem “a mesma resposta que deram tantos profetas ao longo de todos os tempos”. “Era muito bom que cada um de vós vos sentísseis verdadeiramente enviados por Cristo e muito importante para a nossa Igreja diocesana e para as vossas comunidades paroquiais que cada um de vós tivesse a coragem de dizer: Eis-me aqui Senhor! Podeis enviar-me! A Igreja do Algarve precisa de vós, da vossa alegria, dinamismo e testemunho. Cristo conta convosco! Ponde os vossos talentos, generosamente, ao seu serviço e ao serviço do anúncio do evangelho. Levai Cristo àqueles que melhor o acolherão se for levado por vós. Não tenhais medo de levar Cristo no nosso coração e na nossa vida”, pediu D. Manuel Quintas.

Citando o Papa Francisco, que naquele dia se dirigiu aos jovens, lembrou que o pontífice lhes recomendou “que se preparem espiritualmente para esse encontro no Rio de Janeiro que ele anseia profundamente porque será a primeira Jornada Mundial da Juventude que ele celebrará”.

Samuel Mendonça

Mais fotos da Jornada Diocesana da Juventude 2013 no Facebook de Folha do Domingo

Pub