Pub

"Há cerca de uma década que os bombeiros asseguram a vigilância e a segurança nas praias do concelho, no âmbito de um protocolo que agora foi renovado com a Câmara", disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, Mário Pacheco da Costa.

Ao abrigo do protocolo, a autarquia concede anualmente um máximo de 35 mil euros aos bombeiros, para que assegurem os meios humanos e materiais necessários à vigilância e segurança das praias daquele concelho algarvio.

A ausência de concessionários e de apoios aos banhistas em várias praias de Aljezur atribui à Câmara Municipal a responsabilidade de assegurar os meios necessários à proteção civil dos cidadãos, passando essa competência para os bombeiros, como corporação vocacionada para as ações de prevenção e socorro.

"É da nossa responsabilidade assegurar todos os meios, incluindo a contratação de oito nadadores-salvadores para as praias cuja afluência é muito grande", observou o comandante.

Segundo Mário Pacheco da Costa, os bombeiros vão assegurar a segurança contínua das praias de Odeceixe, Adegas e Vale dos Homens, e a vigilância de zonas onde também não existem apoios de praia, mas com grande afluência durante o verão.

"É uma responsabilidade por nós assumida há cerca de uma década e que iremos manter para que as praias do concelho continuem a ter a mesma atratividade e frequência", frisou.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur mantém um corpo de bombeiros de 82 pessoas no ativo, cerca de 20 por cento das quais assalariadas.

Lusa

Pub