Pub

Vinho_frutado_laranjaUm casal britânico está à procura de investidores para começar a produzir vinho frutado de laranja no Algarve, produto que acredita poder ser vendido como “souvenir” aos turistas ou ser incluído nas receitas de “chefs” de cozinha.

“Estamos à procura de alguém que esteja realmente interessado em transformar fruta em vinho”, disse à agência Lusa Nick Downs, de 80 anos, frisando que o casal, a residir em Portugal há 14 anos, necessita não só de apoio financeiro, como técnico, para começar a produzir a bebida para comercialização.

O britânico, que em Inglaterra produziu vinhos durante 40 anos, nomeadamente a partir de maçãs, admitiu que está a ter problemas técnicos na produção da bebida, cujos ensaios começaram a ser feitos em 2009 na sua adega experimental, em Silves, e também dificuldades devido às altas temperaturas do Algarve.

“As laranjas são uma matéria-prima magnífica. São mais interessantes para mim do que as maçãs, mas são também um desafio maior”, confessou, sublinhando que são também usadas tangerinas no processo e que ainda está à procura da fórmula ideal, pois há muitas espécies de laranjas.

A mulher Stella, de 70 anos, compara a bebida idealizada pelo casal a um xerez (vinho branco produzido em Espanha, conhecido pelos ingleses como “sherry”), referindo tratar-se de uma bebida especialmente apelativa para as mulheres.

“Não há muita escolha de bebidas para mulheres”, resumiu, salientando ainda que o produto, com um teor alcoólico de 16%, pode ser também usado na cozinha ou vendido como lembrança aos turistas.

Stella acredita que há mercado em Portugal para o vinho de laranja, mas também noutros países, considerando ser um “ótimo produto para exportar” e sugerindo que poderiam ser criadas pequenas garrafas para os turistas levarem no avião.

Os problemas que Nick está a ter devido ao clima algarvio são comuns ao que aconteceu na Austrália e na Califórnia, nos Estados Unidos, mas aí foram resolvidos, frisou.

O britânico, que trabalhava no setor da construção imobiliária, referiu também que países como a Índia e o Brasil já produzem vinho feito a partir de laranjas.

Embora pouco conhecido em Portugal, o vinho frutado é muito comum em Inglaterra e a denominação vinho não se aplica apenas ao que é produzido com uvas, mas sim aos líquidos alcoólicos obtidos por fermentação, acrescentou.

As laranjas usadas para obter a bebida são compradas a produtores locais, sendo que para produzir um litro de vinho é necessário um quilo de fruta.

As laranjas, que são espremidas manualmente, só dão efetivamente origem ao vinho após o líquido ter sido mantido durante um ano, ou mais, em barris de carvalho.

Pub