
A Câmara Municipal de Alcoutim distinguiu no Dia do Município o cónego Manuel Rodrigues com a medalha de mérito municipal – grau prata.

A insígnia atribuída no passado dia 9 deste mês foi justificada pelo trabalho realizado pelo sacerdote na área social entre 1981 e 1990, enquanto pároco de Alcoutim, Giões, Martim Longo, Pereiro e Vaqueiros no concelho de Alcoutim.

“Aqui desenvolveu um profícuo trabalho pastoral e social, imprimindo às comunidades paroquiais uma caminhada de formação contínua, cativando os jovens alcoutenejos. Igualmente atento às necessidades das pessoas idosas procurou sempre defendê-las nas suas carências e apoio social. Promoveu o diálogo entre o município e as freguesias, tornando-se com o apoio destas o primeiro promotor de iniciativas de âmbito social organizado, criando duas importantes instituições de solidariedade social, o Centro Paroquial de Martim Longo, ereto a 23 de março de 1987, e o Centro Paroquial de Vaqueiros, a 6 de abril de 1990”, destacou a autarquia na sessão solene comemorativa do Dia do Município que decorreu no Espaço Guadiana, após o içar das bandeiras e a arruada que se seguiu pelas ruas da vila.

O município considerou assim ser “justo”, no ano em que é inaugurado o lar de Martim Longo “reconhecer o percurso deste homem singular que, ao serviço da Igreja, tem dedicado a sua vida às causas sociais e de ajuda ao próximo”.

Depois da entrega da medalha pelo vereador José Carlos Pereira, o homenageado agradeceu o gesto, garantindo que não o esperava. “Homenagem merece este povo que me acolheu de braços abertos”, afirmou o cónego Manuel Rodrigues, sublinhando que os pais das crianças, adolescentes e jovens sempre confiaram em si. “Foi uma riqueza. Encontrei gente genuína e a experiência foi maravilhosa”, concluiu, destacando o “potencial humano e espiritual” das gentes daquele concelho.

A Câmara de Alcoutim atribuiu ainda a medalha de honra municipal de grau ouro a Francisco Amaral, antigo presidente da autarquia e médico daquele concelho. Distinguida com a medalha de mérito municipal – grau ouro pelo trabalho realizado na área da saúde e intervenção social foi Conceição Cunha, médica que esteve quase quatro décadas ao serviço de Alcoutim de dos alcoutenejos.

Epifânio Vicente Correia, antigo professor de Educação Física, técnico profissional de desporto da autarquia e impulsionador da criação do agrupamento de Alcoutim do Corpo Nacional de Escutas recebeu também a medalha de mérito municipal – grau prata na área da educação e desporto.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que esteve presente para a assinatura do protocolo entre o município e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas que irá criar o Gabinete de Apoio ao Emigrante no Município felicitou os homenageados. “São cidadãos que nas suas vidas pessoais, profissionais e de dedicação a uma vocação procuram qualificar a cidadania e dar o seu contributo para a qualificação de uma vida mais consagrada aos valores do humanismo”, evidenciou José Luís Carneiro.

O município distinguiu ainda os seus funcionários com a entrega de medalhas de bons serviços e dedicação e a cerimónia contou com um momento de animação musical proporcionado pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.