Breves
Inicio | Economia | Câmara de Lagos aprova orçamento de 66,5 ME para 2013

Câmara de Lagos aprova orçamento de 66,5 ME para 2013

"É um orçamento adaptado à grande contenção financeira, com relevo para a área social, definida como prioritária face à situação do país", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso (PS).

Segundo o autarca, o documento "é o mais real possível", mantendo, à semelhança de 2012, um acompanhamento "rigoroso da gestão municipal, com a contenção dos custos e o cumprimento de compromissos e dívidas a fornecedores".

Em novembro passado, o município de Lagos viu aprovada pelo Governo a sua candidatura ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e o respetivo Plano de Ajustamento Financeiro, no valor de 9,5 milhões de euros.

O recurso ao PAEL foi motivado pelas dificuldades financeiras da autarquia, "devido à queda acentuada, a partir de 2008, das suas principais fontes de receita, principalmente do Imposto Municipal sobre a Transação de Imóveis, licenciamento de obras e derrama".

De acordo com Júlio Barroso, "este financiamento extraordinário permitirá injetar recursos financeiros nas empresas e nas famílias, honrando os compromissos do município perante os seus prestadores de serviços e fornecedores".

O autarca acrescentou que os constrangimentos financeiros da autarquia, com a necessidade de contenção da despesa, "obriga a uma redução da dotação para as juntas de freguesia na ordem dos 10%".

Segundo Júlio Barroso, além da área social, o executivo definiu ainda como fundamental o arranque ou a conclusão de projetos, entre os quais a Área de Reabilitação Urbana e a criação do Museu da Escravatura.

"A Área de Reabilitação Urbana é uma opção estratégica de médio prazo, que permitirá viabilizar opções de investimento público, tendo por base uma visão estratégica de cidade, com o lema ‘Lagos no centro dos Descobrimentos’", afirmou.

Lusa

Verifique também

Mais de 20 mil pessoas esperadas na 38.ª Concentração de Motos de Faro

Mais de 20 mil pessoas são esperadas entre hoje e domingo na 38.ª Concentração Internacional …