Inicio | Economia | Câmara de Lagos entregou mais de 200 mil euros em vales de nascimento

Câmara de Lagos entregou mais de 200 mil euros em vales de nascimento

Segundo a mesma fonte, foram entregues 401 “cheques”, no valor unitário de 500 euros, o que "representou um investimento de mais de 200 mil euros, durante o período em que a medida se manteve em vigor”.

Criados em 2009 para incentivar a natalidade, os vales “premiaram” os nascimentos ocorridos no seio de famílias residentes naquele concelho algarvio, atribuindo a cada nascimento o valor de 500 euros para serem descontados em compras no comércio local.

Em junho deste ano, a autarquia revogou o incentivo à infância e à natalidade, devido à “redução” das receitas municipais, alegando o “impacto financeiro da medida, motivada pela conjuntura económica com a redução muito significativa das receitas”, nomeadamente com a cobrança do Imposto Municipal sobre a Transação de Imóveis (IMT).

Apesar da quebra significativa de receitas, o município anunciou que manterá alguns benefícios fiscais à população, como forma de minimizar os efeitos da crise económica, nomeadamente “isenções e reduções” nos transportes públicos urbanos aos desempregados e reformados.

A Câmara de Lagos prevê aumentar os apoios às rendas de casa, às bolsas de estudo, aos cabazes alimentares, congelar as rendas municipais, e colocar em funcionamento um refeitório social.

Folha do Domingo/Lusa

Verifique também

Empresários algarvios reclamam falta de mão de obra em setores que vão sentir impacto da automatização

A destruição de 54 mil empregos no Algarve até 2030 devido à automatização é um …