Inicio | DA | Câmara de Loulé atribuiu a escola nome do cón. Clementino Pinto, antigo diretor de Folha do Domingo

Câmara de Loulé atribuiu a escola nome do cón. Clementino Pinto, antigo diretor de Folha do Domingo

Con_clementino_pintoA Câmara de Loulé deliberou por unanimidade atribuir o nome do cónego Clementino de Brito Pinto, antigo diretor de Folha do Domingo, à Escola EB nº2 de Almancil.

Em comunicado, a autarquia diz que o objetivo foi “criar um símbolo identificativo dos jovens com a escola, em ligação à comunidade educativa e local, e simultaneamente, homenagear personalidades que se destacaram na vida concelhia”. “O estabelecimento de ensino passará a designar-se por Escola Dr. Clementino de Brito Pinto, em homenagem a este cónego que foi uma figura eminente da freguesia de Almancil e que tanto se destacou enquanto aluno e, posteriormente, como professor e jornalista”, refere o documento.

“Clementino de Brito Pinto nasceu em 7 de novembro de 1924, no sítio da Igreja, em Almancil. Cedo se revelou um aluno aplicado na Escola Primária. Mais tarde ingressou no Seminário de São José, em Faro, revelando-se nos estudos preparatórios o melhor aluno daquela instituição eclesiástica. Após terminar os estudos no seminário, estudou para padre em Évora e, porque continuou a evidenciar-se como um brilhante aluno, a Diocese do Algarve apostou nele e na sua inteligência, enviando-o para a Universidade de Salamanca, em Espanha, onde se doutorou em Teologia, com distinção”, acrescenta o comunicado.

A Câmara Municipal lembra ainda que o cónego Clementino de Brito Pinto, “de regresso a Portugal dedicou-se ao ensino no Seminário de São José em Faro, em vários estabelecimentos de ensino particular e ainda no Liceu Nacional de Faro”. “Destacou-se igualmente como um dos melhores e mais competentes jornalistas do Algarve. Escreveu durante décadas no jornal Folha do Domingo, onde desempenhou o cargo de chefe de redação e mais tarde de diretor. Foi considerado um dos homens da sua geração mais cultos do Algarve pela sua polivalência cultural”, sustenta a autarquia, lembrando que alguns anos antes de falecer foi ainda nomeado e tomou posse como membro do Cabido da Catedral.

Em Almancil já existe uma rua com o nome do antigo diretor de Folha do Domingo.

A Câmara Municipal deliberou também atribuir o nome do professor Manuel Martins Alves à Escola EB de Vale de Rãs.

Verifique também

Bispo do Algarve fará três visitas pastorais a oito paróquias em 2019/2020

O bispo do Algarve realizará três visitas pastorais a oito paróquias neste ano de 2019/2020. …