Pub

Foto © Mira/CML

A Câmara de Loulé agraciou no Dia do Município o padre Fernando Pedro, pároco de Salir há mais de 40 anos, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata.

Na passada quinta-feira, 25 de maio, após o hastear da bandeira em frente aos Paços do Concelho, as comemorações prosseguiram com a cerimónia dos agraciados na sala da Assembleia Municipal de Loulé que pretendeu distinguir “personalidades que, no âmbito da sua atividade, tenham adquirido notoriedade pública com benefício e honra especial para o concelho de acordo o regulamento municipal existente para o efeito”.

Na cerimónia, o presidente da Câmara de Loulé considerou aquele “um momento de grande simbolismo de uma terra que se distingue muito pelas suas individualidades e identidade”. “Cada um dos presentes e dos que infelizmente já não estão connosco, na sua profissão e na sua vida pública, pautou-se por comportamentos e ações que hoje muito justamente foram reconhecidas pelo município, que mais não fez do que interpretar um sentimento geral e de consenso em torno destas figuras e também do papel que o grupo desportivo aqui agraciado tem tido na promoção da modalidade a que se dedica e na formação dos seus jovens desportistas”, afirmou Vítor Aleixo.

Já o presidente da Assembleia Municipal, Adriano Pimpão, felicitou os agraciados, referindo que “estes cidadãos são a garantia de que o futuro do concelho é realizável”.

Relativamente ao padre Fernando Pedro, a autarquia de Loulé destacou das iniciativas por si realizadas na paróquia de Salir, a “promoção de obras na capela de Nossa Senhora do Pé da Cruz, o restauro da igreja paroquial, a construção do complexo paroquial, a criação de um pequeno museu com objetos pertencentes à comunidade de grande valor cultural, o incentivo à ação sociocaritativa, entre outras iniciativas”.

Na sessão solene foram igualmente agraciados com a Medalha de Mérito Municipal Carlos Silva Gomes (Grau Ouro), militar da GNR, João dos Santos Simões (Grau Prata), empresário do setor gráfico, Luís Furtado (Grau Prata), cenógrafo e ilustrador, José Manuel Pires Teixeira (Grau Prata), médico, o Club BTT Terra de Loulé (Grau Prata), associação desportiva, e, a título póstumo, Manuel de Brito Pardal (Grau Prata), poeta popular, e Filipe Leal Viegas (Grau Prata), antigo vice-presidente do município de Loulé.

Com a medalha de Grau Bronze foram agraciados dois desportistas: Daniel Faísca Coelho, treinador e dirigente de karaté, e Faustino Pires, com uma carreira dedicada ao rugby.

Pub