Pub

Foto © Luís Forra/Lusa

A Câmara de Loulé vai realizar uma campanha de sensibilização junto da população do interior do concelho para a prevenir contra os incêndios florestais, no âmbito da Estratégia Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, anunciou ontem o município.

O serviço de Proteção Civil municipal vai iniciar esta “ação de proximidade junto das comunidades rurais”, tendo como objetivo a “proteção e sensibilização das populações do interior do concelho para a defesa da floresta contra incêndios”, explicou a Câmara de Loulé num comunicado.

A mesma fonte referiu que a campanha vai permitir “ainda verificar as condições de proteção das habitações”, que “medidas de autoproteção” podem ser adotadas e qual é “a mobilidade da população em caso de evacuação” por motivos de fogo florestal, num trabalho realizado em conjunto com Juntas de Freguesia, Bombeiros Municipais, Guarda Nacional Republicana e Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

“A prevenção deve ser uma atitude de todos os cidadãos perante a ameaça dos incêndios florestais e para salvaguardar o património florestal. O município de Loulé tem uma área de 763,67 km², em que 40% do total é ocupada pelas classes de perigo de incêndio florestal muito elevada, e cerca de 51,3% da sua superfície está classificada como área protegida, englobando uma grande diversidade de habitats”, justificou o município, alertando que “os proprietários têm até 15 de março para limpar os seus terrenos”.

Pub