Inicio | Sociedade | Câmara de Lagoa atribuiu voto de louvor ao padre José Nunes

Câmara de Lagoa atribuiu voto de louvor ao padre José Nunes

Foto © Samuel Mendonça

A Câmara Municipal de Lagoa, na sua reunião de 4 de julho, deliberou aprovar um voto de louvor pelos 50 anos de sacerdócio do padre José Joaquim Nunes, 25 dos quais ao serviço da paróquia de Lagoa.

A autarquia destaca a “entrega incondicional” com que o sacerdote tem exercido o seu ministério em prol das comunidades de Lagoa, Vale D’El Rei e Carvoeiro, bem como “o seu esforço e participação ativa em prol da construção da igreja do Bom Pastor de Vale D’El Rei e do Centro Paroquial de Lagoa”.

O sacerdote de 76 anos, natural de Monchique, celebra no próximo dia 30 deste mês os 50 anos de sacerdócio, tendo sido ordenado na Sé de Faro por D. Júlio Tavares Rebimbas, então bispo do Algarve.

Logo após a ordenação colaborou durante quase um ano na paróquia de Silves como coadjutor do pároco, o padre José dos Santos Oliveira. Simultaneamente foi professor de Religião e Moral na cidade.

Em setembro de 1968 foi nomeado coadjutor da paróquia de Portimão (a única existente na altura na cidade) e ali trabalhou durante 15 anos, sendo também professor de Religião e Moral e de Educação Musical na Escola D. Martinho Castelo Branco e no antigo Liceu de Portimão, hoje Escola Secundária Poeta António Aleixo. No último ano em Portimão, assumiu simultaneamente a paróquia de Alvor até à entrada do padre Manuel Honorato Antunes.

A 6 de agosto de 1983 foi nomeado por D. Ernesto Gonçalves Costa, então bispo do Algarve, pároco de Aljezur, Bordeira e Odeceixe, tendo como colaborador, no primeiro ano, o padre seu antecessor. Ali trabalhou durante nove anos, continuando a lecionar em Portimão.

O sacerdote foi nomeado em agosto de 1989 pároco “solidariamente” de Monchique, Alferce, Marmelete, Aljezur, Bordeira e Odeceixe, ficando como moderador nas paróquias do concelho de Monchique.

Depois veio para Lagoa, tendo sido nomeado pároco em setembro de 1991, onde ainda permanece. Em Lagoa foi também professor na Escola EB 2/3 Jacinto Correia e na Escola Secundária.

Verifique também

PSP detém suspeito de traficar droga e apreende 26 mil doses de estupefacientes em Lagos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve ontem em Lagos, um homem suspeito de traficar …