Pub

"Fez-se o possível para salvar o apoio de praia, nomeadamente o enrocamento e a reposição de areias", afirmou a autarca, que acompanhou os trabalhos dos funcionários da câmara e do proprietário do apoio da praia do Barranco do Olival para manterem a estrutura de pé durante a maré cheia, prevista para as 18:10.

O apoio estava em risco de ruir devido à agitação marítima que se faz sentir na costa algarvia, mas, por enquanto, a estrutura de estacas que sustentava a esplanada está a aguentar, embora tenha sido fortemente debilitada.

Questionada sobre os riscos a autarca não se quis comprometer com o futuro do equipamento, considerando que não é possível prever “o que vai acontecer nos próximos dias, porque estão previstas mais marés vivas".

"O dia tem sido muito complicado e durante a madrugada tememos o pior em Silves, devido às chuvas, aos caudais das ribeiras e às descargas das barragens do Funcho e Arade. Felizmente isso não se confirmou, porque as ribeiras e rio Arade e os seus afluentes acabaram por ter capacidade de escoamento", disse ainda a presidente da Câmara de Silves.

A autarca revelou, no entanto, que durante a madrugada, na cidade, houve registo da queda de uma parede de uma antiga fábrica de cortiça, que destruiu um veículo.

Durante o dia de hoje, Isabel Soares ordenou a demolição da chaminé dessa fábrica devido ao risco de queda da estrutura para a rua e para cima de duas habitações contíguas.

"Há também a registar a queda da parede lateral de uma habitação situada junto ao teatro Mascarenhas Gregório, onde residia apenas uma pessoas, um homem de cerca de 50 anos, que ficou desalojado e está temporariamente em casa de familiares", adiantou ainda a presidente da câmara algarvia, frisando que "a situação tende a aligeirar até quinta-feira".

Em Armação de Pêra, os pescadores locais estão há um mês sem ir ao mar e dizem não ter memória de um temporal tão forte nos últimos 10 anos.

"O mar tem tido tal intensidade que não conseguimos meter os barcos na água", afirmou José Silvestre, da Associação de pescadores de Armação de Pêra.

Pub