Pub

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da paróquia de São Clemente daquela cidade e do Agrupamento 0290 de Loulé do Corpo Nacional de Escutas, realiza a “Marcha/Corrida de Orientação das Ermidas de Loulé” no próximo domingo, 26 de outubro, pelas 9.30h, com partida junto à Cerca do Convento, com o objetivo de unir e reconhecer o circuito das ermidas de Loulé, mas também com uma componente solidária.

Serão realizados dois percursos, um com uma distância inferior e mais citadino (de 9 quilómetros) e outro mais longo (de 14 quilómetros), o qual contempla uma ermida mais distante e já fora do centro da cidade. As ermidas da Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Santana, Santa Luzia, Nossa Senhora das Portas do Céu, Santa Catarina dos Quartos (para o percurso mais longo) e Nossa Senhora do Pilar são os locais de passagem nesta marcha/corrida.

Todos os participantes terão acesso a um mapa no qual consta a localização de cada ermida e qual o trajeto que devem efetuar para atingir o objetivo. Em cada ermida deverão os participantes entrar na mesma e adquirir uma ficha na qual consta uma breve descrição histórica e cultural relativa a cada local.

“Pretende-se, desta forma, mostrar aos participantes a riqueza histórica e patrimonial destes edifícios, assim como a sua envolvente geográfica e ambiental, ao mesmo tempo que se alerta para a sua riqueza e para a compreensão da sua localização ao redor da antiga vila de Loulé, demarcando percursos do quotidiano dos viajantes e restante população”, explica a autarquia.

Por outro lado, “pretende-se promover junto da população a adoção de um estilo de vida ativo, associado aos diversos benefícios para a saúde através da prática regular de atividade física”, acrescenta o município.

A componente solidária da iniciativa visa a contribuição com um donativo em dinheiro ou géneros essenciais para as crianças desfavorecidas do Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos”.

As ermidas de Loulé, instaladas desde o centro da cidade em direção aos arredores da cidade, foram sendo erigidas, na maioria, ao longo da centúria de seiscentos, embora algumas sejam originárias dos séculos XIV e XV, como é o caso, respetivamente, das ermidas de Santa Catarina dos Quartos e de Nossa Senhora da Piedade, cujos documentos mais antigos já atestam a sua existência.

As inscrições para participar nesta iniciativa podem ser feitas através do telefone 289 400 888 ou email dds@cm-loule.pt.

Pub