Pub

O presidente da autarquia, Luís Gomes, explicou que este é mais um passo na colaboração com os serviços médicos cubanos, iniciado com as operações em Cuba na área da oftalmologia.

“Agora vamos trazer o que de melhor há no Mundo, abrindo em Vila Real de Santo António uma clínica na área da reabilitação. O acordo estabelece uma parceria em que vai ser aberta uma clínica na área da reabilitação física e integral e os portugueses, mas também os europeus, podem ter acesso aqui ao que de melhor há no Mundo nesta área”, afirmou.

O autarca disse que um dos seus objetivos é “criar um centro de excelência na área da saúde e do bem-estar” e “criar na cidade uma centralidade importante na área da saúde”.

Posteriormente, o autarca quer também “iniciar um projeto de investigação, mas com aplicação prática, na área da neurociência, da neurofisiologia em particular”.

Luís Gomes adiantou ainda que “a clínica irá funcionar no complexo desportivo, até com o intuito de estabelecer um binómio saúde e desporto” e precisou que a autarquia está a “ultimar todos os trâmites de certificação da clínica para poder abrir ainda este ano”.

“A Câmara Municipal vai abrir concurso para uma parceria com um operador privado na área da saúde, a câmara cederá instalações, mas haverá um operador que funcionará como gestor da clínica”, explicou ainda o autarca, frisando que os técnicos, que “no final serão 21”, virão de Cuba.

O embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo Lerner, disse que este é “mais um dos muitos acordos de cooperação” que o estado cubano tem com Portugal e enalteceu a relação de proximidade estabelecida com o município de Vila Real de Santo António.

Para o embaixador, este acordo permite à cidade dispor do mais importante bem que a ilha produz, que é o capital humano e o direito de todos à saúde.

Vila Real de Santo António foi pioneira no envio de munícipes a Cuba para serem, inicialmente, operados às cataratas. Desde 2008, já enviou centenas de cidadãos locais à ilha do Caribe para serem tratados a problemas oftalmológicos, mas também na área da dermatologia e da reabilitação física.

Lusa

Pub