Pub

A medida, aprovada em reunião de câmara, vai "cobrir a despesa da instituição relacionada com o combustível da viatura usada para transportar os utentes até ao Centro de Saúde de Alcoutim", informou a autarquia num comunicado.

"Não fosse este apoio, os utentes ficariam impossibilitados de se deslocar até às sessões de fisioterapia porque se tratam de idosos deficientes motores e/ou acamados, muitas vezes com parcos recursos económicos", explicou a câmara algarvia.

"O único transporte disponível é o ‘Vamos à Vila’, um transporte social gratuito proporcionado pela autarquia de Alcoutim uma vez por semana", acrescentou, lembrando que o concelho tem a "agravante" de ter uma área de 576 quilómetros quadrados e cerca de uma centena de povoações dispersas.

Ainda no âmbito dos apoios à terceira idade, a câmara elogiou o papel Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim (AHBVA) na melhoria da qualidade de vida dos idosos que se encontram no lar da localidade, através da promoção da animação sócio cultural dentro da instituição.

Folha do Domingo/Lusa

Pub