Pub

O presidente da Congregação para a Evangelização dos Povos, da Santa Sé, será orador na edição deste ano da atualização do clero das dioceses do sul do país que pelo segundo ano consecutivo não se realizará presencialmente, mas online através da plataforma Zoom.

A atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal será promovida entre 17 e 20 deste mês, pela décima quinta vez pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, este ano sobre o tema “Testemunhar com audácia o Evangelho, força renovadora da humanidade”.

O cardeal Luis Antonio Tagle apresentará três conferências, a primeira, na tarde do dia 17, sobre o tema “Evangelizar: missão de toda a Igreja e de todos na Igreja”, a segunda sobre “Evangelização Ad Gentes e Nova Evangelização: as duas faces duma mesma missão” e a terceira sobre “Como anunciar Cristo, no meio da indiferença, do agnosticismo e da adversidade? O exemplo das novas Igrejas”, estas últimas ambas no dia 18.

No dia 18, a atualização prosseguirá com as conferências “A Evangelização da Cultura. Tarefa ingente da Igreja” de José Carlos Seabra Pereira, investigador e professor universitário, e “Num Mundo global, saber comunicar com as linguagens hodiernas” de Pedro Gil, diretor do gabinete de imprensa do Opus Dei.

No dia 19, o padre Santiago Guijarro Oporto, da Irmandade dos Sacerdotes Operários Diocesanos e professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca, será o orador do tema “Sagrada Escritura: fonte da primeira Evangelização”; o padre Fernando Rodriguez Garrapucho, da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), que também é consultor da Comissão Episcopal das Relações Interconfessionais da Conferência Episcopal Espanhola, abordará os temas “De uma «Igreja Piramidal» à «Igreja Comunhão». O repto da Sinodalidade” e “Ser Igreja hoje: transparente, credível e em permanente estado de conversão”; e Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, discorrerá sobre a temática “A Opção Preferencial pelos Pobres, num Mundo desigual. Ser Igreja inclusiva”.

As jornadas serão encerradas no dia 20, após a conferência sobre o tema “O desafio dos Jovens à Igreja. A JMJ 2023”, apresentada por Duarte Ricciardi, secretário-executivo do Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude 2023.

Pub