Breves
Inicio | Igreja | Cardeal Peter Turkson vem ao Algarve falar na atualização do clero do sul sobre ecologia integral

Cardeal Peter Turkson vem ao Algarve falar na atualização do clero do sul sobre ecologia integral

O prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) virá em janeiro ao Algarve apresentar duas conferências ao clero das dioceses do sul do país.

O cardeal Peter Turkson abordará o tema “Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro” no dia 20 de janeiro e o tema “Direitos Humanos e Criação” no dia seguinte.

A intervenção do principal colaborador do papa no campo da ecologia ocorrerá no âmbito da atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal que volta a realizar-se em território algarvio, numa unidade hoteleira em Albufeira, de 20 a 23 de janeiro, promovida pelo décimo terceiro ano consecutivo pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.

A próxima edição da atualização do clero do sul terá como tema “Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O programa da formação conta ainda com um outro colaborador do papa, que voltará a ser conferencista na formação do clero do sul pelo segundo ano consecutivo. O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que também apresentará duas conferências, refletirá desta vez sobre as temáticas “Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação” e “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”, respetivamente nos dias 21 e 22 de janeiro.

D. Rino Fisichella tinha estado na edição deste ano da formação que em janeiro realizou uma reflexão antropológica sobre o tema “O homem: caminho de Cristo e da Igreja”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, voltará ainda a ser conferencista na formação do clero do sul o franciscano Martín Carbajo, docente da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma, que já interveio nas jornadas de 2014 e 2017. O conferencista abordará os temas “Laudato Si’ – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação”, no dia 21, e “Laudato Si’ e a Nova Evangelização”, no dia 22.

Será também conferencista da atualização o presidente da associação ambientalista Zero. Francisco Ferreira, que é também professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, virá refletir no dia 21 sobre a temática “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”.

Formador será também o físico Fernando Carvalho Rodrigues. O cientista abordará, no dia 22, o tema “Que futuro para a Humanidade?”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O professor José Augusto Martins Ramos, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, refletirá no mesmo dia sobre o tema “Cuidar de Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação” e as jornadas de formação serão concluídas no dia 23 com a reflexão do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz sobre o tema “New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos – Novos fundamentalismos? Novo paganismo?”.

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.