Pub

Cartaz

O Carnaval de Loulé vai realizar-se este ano sob o tema “Os Descobrimentos – a Grande Geringonça”, cruzando a recriação daquele período da História portuguesa com o panorama político atual do país, informou hoje o município.

Em comunicado, a Câmara de Loulé refere que vai retratar “a verdadeira geringonça” naquele que é um dos mais antigos Carnavais do país, “uma criação desajeitada que nasceu dos consensos de uma esquerda representada por António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, adaptada a uma das naus desta expedição dos Descobrimentos”.

Além de recriar figuras dos navegadores e monarcas responsáveis pelas conquistas marítimas, o Carnaval de Loulé (distrito de Faro) vai parodiar “os heróis da atualidade”, entre personalidades do desporto ou da política, sem esquecer o contexto internacional, com líderes de outros países a marcarem presença em Loulé.

“A fantasia e a imaginação desta equipa responsável pela conceção do corso irão levar-nos à época em que se destacaram a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, por Vasco da Gama, ou a descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral”, indica o município, referenciando ainda a figura do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai estar ao comando da nau presidencial.

O espírito vitorioso dos heróis dos Descobrimentos será transportado para os dias de hoje, com a figura de Fernando Santos, que levou a seleção nacional de futebol à vitória do Euro 2016, lê-se no comunicado.

“No plano internacional, as ‘trumpalhadas’ do recém-eleito presidente dos Estados Unidos irão desfilar no coração da cidade e Loulé, tal como o português António Guterres, líder da ONU, que tenta manter a paz no mundo com um mata-moscas”, acrescenta.

O Carnaval de Loulé sai à rua nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro, a partir das 15:00, na Avenida José da Costa Mealha, e os bilhetes têm um custo de dois euros, receita que reverte a favor de instituições do concelho.

Além do corso, a Câmara de Loulé promove várias iniciativas paralelas, nomeadamente no arranque dos festejos, no dia 24 de fevereiro, quando cerca de 3.000 alunos do 1.º ciclo e jardins-de-infância da cidade participam no Carnaval Infantil.

No concelho, realizam-se ainda mais dois desfiles carnavalescos: o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.

A criação do Carnaval de Loulé remonta a 1906 e ficou marcado, nesse ano, pela realização de um bodo aos pobres, já que a receita da festa reverteu a favor de pessoas carenciadas.

Em 1977, deu-se a profissionalização do evento, que passou a ser organizado pela autarquia, reeditando a tradição inventada por José da Costa Guerreiro.

Pub