Breves
Inicio | Sociedade | Casa de Santa Isabel celebra centenário

Casa de Santa Isabel celebra centenário

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Casa de Santa Isabel, em Faro, instituição de cariz católico, constituída pelas valências de lar de crianças e jovens, creche e pré-escolar, que se destina ao acolhimento de crianças e jovens do sexo feminino, comemora no próximo dia 4 de julho o seu centenário.

Fundada em 1919 por um grupo de senhoras ligadas à Ordem Terceira Franciscana e liderado por uma benemérita farense da família Bívar, a Casa de Santa Isabel nasceu no espaço anexo à igreja e ao convento de São Francisco, cedido pelos franciscanos, para auxiliar meninas órfãs ou abandonadas numa altura de grande carência social e do surto da gripe pneumónica.

Atualmente, a instituição particular de solidariedade social de natureza associativa, acolhe meninas e raparigas, dos três aos 18 anos, oriundas de famílias desestruturadas.

As valências da creche e do pré-escolar foram criadas em 1982 como forma de prover a sustentabilidade da instituição, mas também muito por via da emancipação da mulher que se iniciou naquela altura.

A instituição foi distinguida em 2005 pela Câmara Municipal de Faro com Medalha de Mérito Municipal – grau ouro.

O programa de comemoração do centenário inclui a celebração da eucaristia, presidida pelas 18h30, pelo bispo do Algarve na igreja de São Francisco, seguida do descerramento de uma placa alusiva à efeméride e de um jantar no Hotel Eva, no decurso do qual será feita uma conferência pelo jornalista João Leal sobre o tema “Casa de Santa Isabel, de 1919 a 2019 – Um percurso de amor!”.

Verifique também

Despiste de ambulância provoca quatro feridos graves em Paderne

Quatro pessoas ficaram hoje feridas com gravidade na sequência do despiste de uma ambulância de …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR