Pub

“Sabendo por experiência própria que os meses de julho e agosto são propícios a que as crianças e jovens «façam férias» da Igreja, as paróquias propõem uma atividade que procura juntar aquilo que as férias têm de melhor, sem esquecer Deus”, explica o padre Joel Teixeira, pároco das três comunidades, manifestando vontade de ajudar os destinatários do projeto a olhar para as férias de forma “bem diferente”, desde logo pela certeza de que “Deus os acompanha”.

A proposta é apresentada com determinação no material promocional e no blogue do projeto, através do slogan escolhido – “Casa Girassol. Onde Jesus vai de Férias contigo” –, reforçado pela interrogação: “E porque não ir de férias com Jesus?”.

A organização explica que o objetivo passa igualmente por promover, em “ambiente familiar”, o “desenvolvimento pessoal”, a “afirmação” e a “solidariedade” sociais, o “sentido de inter-ajuda” e a “amizade” entre cada participante através das atividades em que são convidados a participar como forma de ampliar e enraizar “valores culturais, humanitários e cristãos”. A missão do projeto será também fazer “com que todos percebam que Jesus Cristo é também jogo, praia, campo, muita diversão”.

Com sede no Salão Paroquial Padre Clemente, em Vila do Bispo (onde chegou a funcionar a Telescola e mais recentemente a casa paroquial) – que durante aqueles dois meses será «transformado» em ‘Casa Girassol’, onde os participantes serão alojados –, o campo de férias prevê atividades como caminhadas, percursos e passeios, iniciativas culturais ou eco-biológicas, jogos de pista e provas de orientação, hipismo, btt, paintballon, ateliers e workshops, música e fotografia, dinâmicas de grupo e de interação, debates, painéis e reflexões. Estas atividades serão “ajustadas de acordo com o grupo de crianças e jovens presente” e realizadas com “acompanhamento permanente por uma equipa de monitores e animadores”.

O campo de férias será organizado por turnos semanais, sendo que por cada turno só será aceite um máximo de 14 participantes. O primeiro turno (dos 14 aos 16 anos) decorrerá de 4 a 11 de julho, o segundo (dos 10 aos 13 anos) de 14 a 21 de julho, o terceiro (dos 14 aos 16 anos) de 24 de julho a 1 de agosto, o quarto (dos 10 aos 13 anos) de 3 a 10 de agosto, o quinto (dos 14 aos 16 anos) de 12 a 19 de agosto e o sexto (dos 14 aos 16 anos) de 22 a 29 de agosto.

As inscrições para os turnos semanais do mês de julho terão de ser formalizadas até ao dia 5 de junho e para os do mês de agosto até ao dia 5 de julho. Cada turno semanal tem um custo de 200 euros que inclui, para além das atividades, alojamento, alimentação (cinco refeições diárias), seguro e assistência médica (caso necessário).

Samuel Mendonça
Pub