Breves
Inicio | Igreja | Casais do Algarve e de Andaluzia do Movimento das Equipas de N. Sra. encontraram-se em Tavira

Casais do Algarve e de Andaluzia do Movimento das Equipas de N. Sra. encontraram-se em Tavira

Encontro_iberico_equipas_n_sra_algarve_huelva_2014 (2)
© Samuel Mendonça

No passado domingo cerca de 70 casais do Algarve e de Huelva (Espanha), pertencentes ao Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS), participaram no encontro ibérico que teve lugar em Tavira, presidido pelo bispo da vizinha diocese espanhola, D. José Vilaplana Blasco.

Antes da reflexão do padre Flávio Martins, sobre o tema “Casais Chamados à Santidade” que teve lugar na Biblioteca Municipal de Tavira, o prelado agradeceu o acolhimento, lembrando que “a Igreja não tem fronteiras”. “Somos uma grande família. A nossa Igreja está em todo mundo seguindo o mandato do Senhor de amar-nos como ele nos ama”, afirmou.

D. José Blasco lembrou que “a família cristã tem hoje, no nosso mundo, um papel muito importante”. “Num mundo, no qual experimentamos divisões, ilusões e corrupção, a família é chamada a ser no meio dele, como Igreja doméstica, fermento de santidade e de um mundo novo, marcado pela alegria do evangelho como nos diz o Papa Francisco. As nossas famílias têm que ser pontos onde se viva a alegria do evangelho. Estou convencido que o Senhor, através destes encontros, ajudar-nos-á a descobrir essa missão que tem a família cristã no mundo atual”, afirmou.

Depois da conferência do padre Flávio Martins, o Encontro Ibérico das ENS teve continuidade com a celebração da eucaristia na igreja de Santa Maria, presidida pelo bispo espanhol, que contou com um momento simbólico. A imagem da Sagrada Família, entregue há dois anos pelo casal responsável algarvio ao seu congénere espanhol no último encontro, e que, a partir daí, percorreu os lares dos casais espanhóis, foi agora entregue aos portugueses. Durante dois anos percorrerá os lares dos casais das equipas algarvias até ao encontro de 2016 em Espanha.

Francisco Frederico, o responsável na Diocese do Algarve das ENS, disse ao Folha do Domingo que é intenção da organização ibérica alargar a participação nestes encontros. De Portugal mantém-se o propósito de incluir equipas do Alentejo e de Espanha deverão também participar casais até Sevilha.

Recorde-se que estes encontros entre andaluzes e algarvios tiveram início em 1994 com o Encontro Internacional das ENS em Fátima. A partir daí têm vindo a realizar-se alternadamente em Huelva e no Algarve, pese embora tivessem sido interrompidos desde 2007. O último encontro tinha sido realizado em 2011, na igreja paroquial de Nossa Senhora do Mar, na Isla Cristina (Espanha).

Depois da eucaristia seguiu-se o almoço no salão da Santa Casa da Misericórdia de Tavira e um convívio durante a tarde.

As Equipas de Casais de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal lançado há 73 anos em França, pelo padre Henri Caffarel, com o intuito de ajudar os casais a viverem plenamente o sacramento do matrimónio.

Verifique também

Setor da Catequese da Diocese do Algarve reuniu com responsáveis vicariais para avaliar o ano

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve reuniu no passado …