Inicio | Ambiente | Casas desabitadas na Praia de Faro estão a ser demolidas, apenas uma das que está em risco é habitada

Casas desabitadas na Praia de Faro estão a ser demolidas, apenas uma das que está em risco é habitada

Segundo o presidente da Câmara de Faro, a operação de demolição controlada de três casas deverá terminar hoje e ser retomada na segunda-feira, embora não se exclua a hipótese de uma intervenção de emergência no fim-de-semana.

De acordo com a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a antecipação da derrocada deve-se às intempéries dos últimos dias, que causaram danos nas três casas, colocando em risco a sua estrutura.

O presidente diz existirem mais casas nas mesmas condições, sendo que dessas apenas uma é habitada e as restantes são usadas apenas como segunda habitação durante as férias ou para ocupação esporádica.

De acordo com Macário Correia, a autarquia está a acompanhar a situação da família cuja casa apresenta algum risco, embora a sua estrutura seja mais sólida que as restantes e já tenha sido alvo de trabalhos de recuperação noutros anos.

“A Câmara de Faro está a estudar o que pode fazer e tudo depende da maneira como evoluir a situação nos próximos dias”, afirmou, aconselhando os proprietários das casas usadas apenas para ocupação fortuita a retirarem os seus bens.

O presidente da autarquia alerta ainda para os perigos para o ambiente e saúde pública da disseminação pelo areal da praia de materiais que compõem a casa como o amianto ou placas com fibras que “podem ser perigosas”.

“O desmantelamento das casas é necessário por razões ambientais e de saúde pública”, afirma Macário Correia, sublinhando que é preferível proceder aos trabalhos antecipadamente do que ver os destroços das casas espalhadas pelo areal.

Os trabalhos estão a ser feitos pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, em articulação com a Câmara de Faro e a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.

As casas situadas nos extremos Poente e Nascente da Praia de Faro, nas zonas de Domínio Público Marítimo, deverão ser todas demolidas ao abrigo dos critérios que regem o programa Polis da Ria Formosa.

Folha do Domingo/Lusa

Verifique também

Caçadores de Albufeira vão ajudar no combate a incêndios

A Associação de Caçadores e Pescadores do concelho de Albufeira recebeu ontem dois ‘kits’ de …