Pub

O objetivo destas ações é dar a conhecer aos participantes o significado de uma Via Sacra. Ao mesmo tempo, os encontros servirão como preparação para quem irá receber o sacramento do Crisma.

Esta é uma iniciativa conjunta da Paróquia de Pêra, Comissão de Festas da Paróquia de Pêra e Centro Paroquial.

Recordamos que a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo é retratada, através da Via Sacra, em Pêra (concelho de Silves). Este ano, a recriação do caminho de Jesus até à crucifixão terá lugar a 1 de abril de 2012, a partir das 21h, com início no Largo 25 de Abril.

Durante muitos anos adormecida, esta tradição de Pêra foi recuperada pela Comissão de Festas da Paróquia e pelo Centro Paroquial local em 2005. Realizou-se também em 2006 e, desde então, tem ocorrido de dois em dois anos, tendo tido lugar, em 2010, a sua última edição.

Habitualmente, mais de duas mil pessoas acompanham os figurantes que retratam os episódios da Via Dolorosa, assistindo a passagens como a última ceia, o arrependimento de Judas e o seu enforcamento, a apresentação de Jesus a Pilatos, o seu açoitamento, crucificação e ressurreição. Toda a ação decorre nas ruas de Pêra.

Cerca de 150 voluntários e um coro de 30 elementos dão vida a esta iniciativa.

Pub