Pub

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve promoveu no passado dia 7 de dezembro, um segundo encontro sobre o projeto de catequese ‘Say Yes – aprender a dizer sim’.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois da primeira iniciativa levada a cabo por aquele organismo da Igreja algarvia, no dia 1 de outubro passado, para apresentação daquele itinerário para adolescentes de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2022, em Lisboa, este segundo encontro procurou “escutar cada paróquia que adotou este projeto” para perceber “em que ponto se encontra”, “quais as dificuldades que surgiram até este momento” e “como vai a caminhada dos grupos que aderiram”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A explicação foi dada pela irmã Josefina Teixeira, do Setor Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência, logo no início do encontro que teve lugar no Centro Pastoral Beato Vicente, em Albufeira, com a participação de 25 participantes das paróquias de Albufeira, Algoz, Boliqueime, Ferreiras, matriz de Portimão, Paderne, Quarteira, São Brás de Alportel, Sé de Faro, Silves e Tavira.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No Algarve são cerca de 25 as paróquias aderentes ao projeto e os representantes das que estiveram presentes partilharam as dificuldades que têm tido na sua implementação. Sublinhou-se muito a necessidade de adaptar a proposta à realidade de cada grupo, que embora “extensa e exigente”, tem sido do agrado dos adolescentes dos 12 aos 16 anos, do 7º ao 10º ano de catequese, seus destinatários.

A irmã Josefina Teixeira realçou que a proposta ajuda os adolescentes a aprofundar a fé, fazendo uma revisão dos temas de todas as anteriores JMJ e realçou que o objetivo do projeto é, depois do encontro mundial com o papa, “continuar o caminho”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O encontro ficou ainda marcado pela apresentação dos materiais de apoio, entretanto editados, para catequistas e catequizandos para as etapas 3, 4 e 5 do projeto.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Pub