Pub

“São Paulo diz que a fé vem da pregação. Mas se as pessoas não vão à missa, como a poderão escutar? É por isso que saímos para a rua”, declarou no sábado à Agência Ecclesia a espanhola Pilar Hernández, do Caminho Neocatecumenal, uma das responsáveis pela iniciativa que decorre em cerca de 10 mil locais de vários países.

Salmos, relatos da experiência de vida cristã por parte de um jovem ou casal e catequeses centradas nos conteúdos básicos da fé (querigma) compõem o programa dos encontros, onde também marcam presença os cânticos e danças de inspiração hispânica, típicas daquele itinerário de iniciação cristã criado em Espanha e reconhecido oficialmente pela Igreja Católica.

A iniciativa que decorrerá sempre pelas 16h, terá lugar no Algarve em Vila Real de Santo António, Portimão e na Conceição de Faro. “Neste Ano da Fé, é necessário e imperioso sairmos às praças das nossas cidades e anunciar o evangelho da esperança e da misericórdia”, explicou ao Folha do Domingo Jorge Ricardo, responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Algarve.

No próximo sábado, o bispo do Algarve irá receber, pelas 12h, todas as comunidadesneocatecumenais do Algarve, enviando-as a esta missão.

Para além do Algarve, esta iniciativa decorrerá ainda em Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Setúbal, Santarém, Oeiras, Évora, Beja, Elvas, Nazaré, Monte Abraão, Bombarral e Camarate.

Fernando Alvarez espera que as sessões, animadas por membros e famílias do Caminho Neocatecumenal, ajudem as pessoas “a descobrir a fé, para que nasça nelas um desejo de se aproximarem da Igreja, que é onde está a fonte da vida”.

“Todos temos conflitos; há pessoas que se estão a divorciar, enquanto outras têm filhos fora da Igreja, entre outras situações. A Igreja tem uma palavra a dizer-lhes, bem como a quem não sabe que Deus as ama como elas são, na sua realidade e nos seus pecados”, sublinhou o leigo missionário espanhol.

A denominada ‘Grande Missão’ vai decorrer em cerca de 10 mil locais de 120 países, segundo comunicado enviado à Agência Ecclesia pelos responsáveis do Caminho Neocatecumenal.

Redação com Ecclesia

Pub